O Carnaval de Salvador começou com emoção nesta quinta-feira (27), no Circuito Osmar (Campo Grande). Escolhida para dar início à folia, Claudia Leitte subiu ao trio elétrico, mas acabou enfrentando um momento delicado ao ser vaiada por parte do público logo no início de sua apresentação.

A situação foi amenizada com a intervenção de Carlinhos Brown, que também se apresentava no local. Para acalmar os foliões, o cantor incentivou a multidão a fazer o tradicional “Ajayô”, saudação a Oxalá que ele popularizou durante sua participação como jurado no programa “The Voice Brasil”.

Além do gesto simbólico, Brown entoou “Bola de Sabão”, um dos maiores sucessos da carreira de Claudia Leitte nos tempos da banda Babado Novo, buscando resgatar o entusiasmo do público. Porém, as vaias continuaram durante algum tempo.

Confira:

@metropolesoficial

A abertura do #Carnaval em Salvador, na Bahia, começou com polêmica nesta quinta-feira (27/2). Foliões se mostraram revoltados com o anúncio de que a cantora Claudia Leitte subiria em um trio e agitaria o primeiro dia de folia do bloco. Diante da informação, muita gente vaiou a artista e fez gestos de negativa com os dedos. Um dos presentes chegou a ofender Claudia, mandando ela “se f0d3r”. A famosa ainda nem tinha começado a cantar quando o episódio ocorreu. #TikTokNotícias

♬ som original – Metrópoles Oficial

Entenda a polêmica envolvendo Claudia Leitte

A polêmica surgiu quando Claudia Leitte fez a alteração em uma de suas canções, trocando o nome de Iemanjá por Yeshua. Essa mudança foi criticada por diversos artistas e fãs da cultura afro-brasileira, que consideraram a ação desrespeitosa.

Pedro Tourinho, secretário de Cultura e Turismo de Salvador, também se posicionou sobre o assunto, sem citar nomes, mas destacando a necessidade de respeito às tradições e raízes do Axé Music, movimento do qual a cantora faz parte. Ele enfatizou que a alteração poderia ser vista como um retrocesso e um ato de apropriação, relacionando a atitude ao racismo.

Durante o Festival da Virada de Salvador, ao ser questionada, Claudia se pronunciou sobre a acusação de racismo religioso, mas sem entrar em muitos detalhes.

“Eu acho que esse assunto é muito sério. Eu, no meu lugar de privilégios, penso que racismo é uma pauta para ser discutida com muita seriedade e não de uma forma superficial”. A música “Caranguejo”, alvo da controvérsia, foi retirada do repertório da apresentação em Salvador. “Eu prezo muito pelo respeito, pela solidariedade, pela integridade. A gente não pode negociar esses valores de jeito nenhum, nem colocar isso dessa maneira, jogado ao tribunal da internet. É isso”, concluiu a artista.

Apesar da decisão de excluir a música no evento em Salvador, Claudia voltou a cantar “Caranguejo” no pré-Réveillon do Recife e repetiu a mudança na letra trocando “saudando a rainha Iemanjá” por “eu canto meu Rei Yeshua“. Vídeos da apresentação viralizaram nas redes sociais, reacendendo o debate.

Autor

  • Gabriel Girão

    Jornalista carioca formado pela Estácio. Possui experiência com redação jornalística, assessoria de imprensa, cobertura de eventos, revisão de texto e social media. É redator do Spun Orgânico desde junho de 2024 e escreve sobre entretenimento, famosos e moda.

    Contato: [email protected]


Descubra mais sobre Entretê Spin OFF

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comentários desativados

(function ($) { 'use strict'; var selector = '.smart-head .search-icon'; var options = { items: { src: '.search-modal-wrap', type: 'inline' }, removalDelay: 400, focus: 'input', closeBtnInside: false, closeOnBgClick: false, mainClass: 'search-modal', midClick: true, fixedContentPos: true, autoFocusLast: false }; function mount() { var $target = $(selector); if (!$target.length || !$('.search-modal-wrap').length || !$.fn.magnificPopup) { return false; } $target.each(function () { var $item = $(this); if (!$item.data('magnificPopup') && !$item.data('spinoffSearchReady')) { $item.magnificPopup(options); } $item.data('spinoffSearchReady', true); }); return true; } function retry() { if (!mount()) { window.setTimeout(retry, 250); } } $(function () { retry(); $(document) .off('click.spinoffSearchFallback touchend.spinoffSearchFallback', selector) .on('click.spinoffSearchFallback touchend.spinoffSearchFallback', selector, function (event) { var $item = $(this); if ($item.data('magnificPopup') || $item.data('spinoffSearchReady')) { return; } event.preventDefault(); var attempts = 0; function openWhenReady() { attempts++; if (mount()) { $item.magnificPopup('open'); } else if (attempts < 40) { window.setTimeout(openWhenReady, 250); } } openWhenReady(); }); }); })(window.jQuery);
Desenvolvido por Camillo Dantas