The Professor and the Madman marca a estreia de Farhad Safinia como diretor, além de mais um encontro Mel Gibson, depois de assinar o roteiro do excepcional ‘Apocalypto’ em 2006. Já o novo projeto terminou as filmagens em 2016 e, desde então, ficou na geladeira esperando pelo seu lançamento, mas não antes de ter passado pelo estranho processo judicial entre o próprio Gibson e a Voltage Films para assumir o controle da produção.

Finalmente, quase dois anos depois, recebemos o primeiro trailer do filme, ambientado em meados do século XIX e que conta a origem e a criação do Oxford English Dictionary através dos olhos de seu autor. o criador Sir James Augustus Henry Murray, interpretado por um Mel Gibson que vem tentando fazer o projeto acontecer desde 1998.

Se alguma coisa se destaca nesse filme está no seu design de produção e na atmosfera que antecipa uma mais do que notável qualidade e um grande elenco que tem nomes de peso, como Sean Penn, Natalie Dormer, Jeremy Irvine e Ioan Gruffudd. Uma reivindicação mais do que sólida nos convida a acompanhar de perto o anúncio de uma data final de lançamento, ainda não especificada, mas que deve chegar ao longo deste ano.

Apesar da imagem de Mel Gibson estar associada nos últimos anos a declarações polêmicas sobre crenças alheias e, como você mesmo constatou recentemente, sobre as questões judiciais, este ainda é um nome muito importante na indústria do cinema e em Hollywood.

Por outro lado, o nome de Sean Penn conseguiu maior credibilidade pelas boas atuações nos últimos anos, e em abraçar projetos que explorassem a sua melhor capacidade de interpretação.

Por todos os aspectos mencionados, The Professor and the Madman é um dos filmes pelos quais podemos esperar algo muito bom. Seria uma surpresa se esse filme nos decepcionasse com todos esses elementos que apontam para um resultado final promissor.

Mas… vamos esperar, né? Trailer é uma coisa, filme é outra.