Você pode gostar mais ou menos de cinema, ou melhor, da forma desse diretor espanhol em fazer cinema. Mas não existe alguém que passe indiferente aos trabalhos de Pedro Almodóvar. E hoje temos o trailer do seu próximo filme, Dolor y Gloria, como parte de sua campanha promocional para a estreia do filme.

Dolor y Gloria tem um alto componente cinéfilo, porque sua história gira em torno Salvador Mallo, diretor no crepúsculo de sua carreira, onde está focado em lembrar o seu passado, seja através de memórias ou em reuniões sociais, para fale sobre amor, paixão, perda e criação.

O seu elenco conta com nomes muito conhecidos no cinema latino e internacional, como Antonio Banderas, Penelope Cruz, Asier Etxeandia, Leonardo Sbaraglia, Raúl Arévalo, Julieta Serrano, Nora Navas, Neus Alborch, Cecilia Roth e cantora Rosalia. Dolor y Gloria possui um roteiro assinado pelo próprio Almodóvar, conta com a trilha sonora de Alberto Iglesias e fotografia de José Luis Alcaine.

Os comentários de alguns críticos espanhóis que já assistiram ao filme são positivos, abordando a sensibilidade de sua narrativa, que praticamente desnuda a personalidade do seu protagonista. Além disso, o domínio do tempo narrativo do filme é pleno, o que indica ser um filme fácil de se assistir, sem ser cansativo e que passa rápido.

Também há quem diga que esta é a obra mais pessoal de Pedro Almodóvar, mostrando as suas obsessões, fantasmas e memórias. Isso torna a história ainda mais visceral, aumentando a expectativa dos fãs do diretor.

A Sony Pictures será a responsável pela distribuição do filme, cuja estreia na Europa está prevista para o próximo dia 22 de março (não há previsão de estreia para o Brasil por enquanto). Ou seja, falta pouco para o público conferir o primeiro filme com Almodóvar na direção desde 2016, ano de lançamento de ‘Julieta’. Vamos aguardar para conferir por nós mesmos como será o resultado final desse novo trabalho.