Vamos combinar? Foi um Super Bowl bem chato. Essa é a verdade.

Foram confirmados os números de audiência do Super Bowl LIII, exibido no último domingo (3) pela CBS. O jogo onde o New England Patriots de Tom Brady derrotou o Los Angeles Rams de Jared Goff por 13-3 ficou marcado pelo domínio das defesas em relação aos ataques, o que deixou o jogo truncado ou, na linguagem humana, chato.

Resultado: a CBS alcançou 44.9 pontos de audiência total, o que representa uma queda de 5% em comparação com os números do mesmo jogo em 2018. Foi a pior audiência do Super Bowl em 11 anos (desde 2009, quando o Pittsburgh Steelers derrotou o Arizona Cardinals por 27-23, e registrou um score de 42.0).

Inicialmente, a CBS anunciou que o Super Bowl LIII teria alcançado a marca de 100.7 milhões de espectadores. Mas depois, o canal reforçou que esses números consideravam todas as plataformas disponíveis para a exibição do jogo (CBS Television Network, CBS Interactive, NFL e suas plataformas digitais, Verizon Media, ESPN Deportes e telões espalhados pelas cidades norte-americanas).

Na prática, considerando apenas a transmissão pela TV, o Super Bowl LIII alcançou uma audiência total de 98.2 milhões de espectadores, ficando abaixo dos números do mesmo jogo em 2009, e confirmando a menor audiência total da final da NFL em 11 anos.

Lembrando que o confronto entre Steelers vs Cardinals em 2009 (que, por sinal, foi um jogo muito melhor, decidido nos últimos segundos) alcançou a marca de 98.7 milhões de espectadores na audiência total.

 

 

É claro que a maior culpa para essa “baixa audiência” (qualquer canal mataria para ter os tais 98 milhões de espectadores) vai para o jogo em si, como eu destaquei no começo do post. Porém, não ajudou muito o Show do Intervalo com Maroon 5, que foi fraquíssimo (para dizer o mínimo).

Por fim, e de forma até irônica, o especial The World’s Best – exibido logo após o Super Bowl – alcançou uma média de audiência total de 22.22 milhões de espectadores na geral. Esse foi o evento pós Super Bowl com maior audiência em nove anos (desde Undercover Boss, na CBS), com uma demo 18-49 anos de 7.0 (bem abaixo do 9.3 alcançado por This Is Us no ano passado).

 

 

A audiência do Super Bowl nos últimos 10 anos

2018, Eagles/Patriots: 98.2 milhões (a menor em 11 anos)
2017, Patriots/Falcons: 111.3 milhões
2016, Broncos/Panthers: 111.9 milhões
2015, Patriots/Seahawks: 114.4 milhões (maior audiência da história)
2014, Seahawks/Broncos: 112.2 milhões
2013, Ravens/49ers: 108.7 milhões
2012, Giants/Patriots: 111.3 milhões
2011, Packers/Steelers: 111 milhões
2010, Saints/Colts: 106.5 milhões
2009, Steelers/Cardinals: 98.7 milhões