O mundo perdeu uma das mentes mais brilhantes e relevantes das últimas décadas: Stephen Hawking.

Vítima do ELA desde muito jovem, sua limitação física não evitou seguir desenvolvendo algumas das teorias mais interessantes sobre o universo, se tornando uma figura chave no segmento científico.

Ainda que a maioria das pessoas não consiga compreender a magnitude da inteligência de Stephen Hawking, sempre resta o cinema e a TV para lembrarmos dessa genialidade. Isso se refletiu em filmes, séries e documentários que ele participou.

Nesse post, destacamos os mais importantes.

 

Hawking

 

 

Foi um telefilme da BBC protagonizado por Benedict Cumberbatch, centrado no encontro com Jane e a descoberta de sua enfermidade. O ator de Sherlock foi o primeiro a encarnar o cientista na TV, e o filme foi muito bem recebido pela crítica, chegando a ser indicado a melhor Single Drama no BAFTA TV de 2005.

 

A Teoria de Tudo

 

 

O biofilme mais conhecido. Filme de 2014 dirigido por James Marsh, baseado nas memórias de Jane Hawking, esposa de Stephen. Foi o filme que colocou Eddie Redmanyne no estrelato, onde venceu como melhor ator no BAFTA, no Globo de Ouro e o Oscar. O filme foi eleito no BAFTA como Melhor Filme Britânico.

 

 

Genius by Stephen Hawking

 

 

Seu último trabalho, onde o cientista se rodeava de voluntários para tentar dar respostas para algumas das perguntas científicas mais importantes (viagem no tempo, se estamos sozinhos no universo, etc). O projeto da PBS se une a um bom punhado de documentários escritos e/ou apresentados por Hawking, como Into the Universe e Brave New World, e duas biografias como Breve História do Tempo (dirigido por Errol Morris) e Hawking, com uma ampla entrevista com ele.

 

 

Stephen Hawking, um morador de Springfield

 

 

A projeção de Hawking como um dos mais importantes cientistas das últimas décadas rendeu à ele uma enorme projeção como personagem da cultura pop, com várias homenagens, participações especiais e paródias. Suas aparições em The Big Bang Theory como amigo de Sheldon Cooper, sua passagem por Springfield em vários episódios de The Simpsons, sua cabeça aparecendo em Futurama e sua forma holográfica em Star Trek: Nova Geração.