Ontem (15), J.J. Abrams anunciou que concluiu as filmagens de Star Wars: Episódio IX, o último da mais recente trilogia iniciada por O Despertar da Força (2015), dirigido pelo próprio Abrams, e que continuou com Os Últimos Jedi (2017), dirigido por Rian Johnson. O terceiro filme tem previsão de estreia para 20 de dezembro.

J.J. compartilhou a notícia com uma emotiva foto do último dia das filmagens, onde podemos ver Daisy Ridley, John Boyega e Oscar Isaac participando de um caloroso abraço. O que eles teriam filmado na última cena de trabalho? Quem sabem um momento transcendental. Não sabemos. Fato é que era algo especial, e a expressão facial de Isaac diz tudo.

Uma despedida. O fim de uma etapa.

A imagem foi publicada nas redes sociais por J.J. Abrams, que disse:

“Parece impossível, mas hoje chegou ao fim as filmagens de Episódio IX. Não há uma forma adequada de agradecer a esse time e esse elenco verdadeiramente mágico. Estarei sempre em dívida com todos vocês.”

Ainda não há pistas sobre a história do Episódio IX, mas sabemos que, diferente do que aconteceu com o Episódio VIII, o filme não começa exatamente do ponto onde o filme anterior parou, e um salto temporal de um ano vai acontecer, algo que já virou rotina dentro da saga. As principais novidades no elenco são Keri Russell, Dominic Monaghan, Matt Smith, Richard E. Grant e Naomi Ackie, e seus personagens ainda não foram revelados.

Outra novidade desse terceiro filme é a presença de Billy Dee Williams, que volta a dar vida ao carismático Lando Calrissian. Obviamente, além de Ridley, Boyega e Isaac, voltam para o Episódio IX Adam Driver, Domhnall Gleeson, Kelly Marie Tran, Lupita Nyong’o, Carrie Fisher e Mark Hamill.

Ainda resta saber como eles solucionaram a questão de Carrie Fisher para esse nono filme, e qual papel terá Hamill no longa, em função de tudo o que aconteceu com Luke Skywalker em Os Últimos Jedi.

As respostas? Apenas em 20 de dezembro. Ou com eventuais vazamentos que acontecerem ao longo dos próximos meses.