Stan Lee se foi, mas o seu legado é eterno. É só ver a repercussão que a sua morte teve, e quantas pessoas agradeceram pela sua passagem na Terra. Ele foi responsável direto pela criação de 179 vilões e 60 heróis, além de ser uma fonte de inspiração para fãs ao redor do mundo por várias gerações.

Uma das formas que sempre vamos nos lembrar de Stan Lee é com suas participações especiais em diversos formatos de mídia. Tudo começou como pura diversão, mas acabou se transformando em uma homenagem às suas criações, além de um selo de qualidade que foi além da Marvel.

Nesse post, vamos compilar algumas de suas participações e curiosidades sobre elas.

 

 

Todas as participações nos filmes da Marvel

Tudo começou em 1989 com The Trial of the Incredible Hulk, e desde então Stan Lee apareceu em todos os filmes da Marvel Cinematic Universe, a partir de Homen de Ferro (2018) até Vingadores 4 (2019).

Porém, ele não pode participar de todos os filmes relacionados com alguns personagens da Marvel Comics, seja por conflitos de agenda ou com as produtoras. Não ter todos os direitos de suas obras (uma situação paradoxal) impediram a sua participação especial em alguns filmes.

Podemos incluir na conta participações em séries de TV, filmes não relacionados com os comics, videogames, programas de TV e séries de animação. São 96 aparições, sem contar em projetos que ainda não estrearam.

A seguir, a compilação de grande parte de suas participações entre 1989 e 2018 (com Homem-Formiga e a Vespa). No segundo vídeo, a sua participação em Venom, recém estreado.

 

 

Stan Lee ficou de fora de filmes como X-Men 2, X-Men Origins: Wolverine, X-Men: First Class, The Wolverine, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, Quarteto Fantástico, Blade, Blade II, Blade: Trinity, The Punisher, Elektra, Motoqueiro Fantasma e Logan (este último ele até chegou a gravar a sua participação, que ficou de fora da edição final).

 

 

Em Deadpool 2, Ryan Reynolds decidiu colocar Stan Lee no teaser exibido antes do início do filme. Em um segundo teaser desse filme, ele aparece como parte da pintura da paródia à Bob Ross.

 

 

 

Stan Lee, um Uatu (ou Vigilante)

Em 2017, Kevin Feige a teoria que afirmava que as aparições de Stan Lee nos filmes da MCU estava além da realidade de todos os filmes, e que ele seria um Vigilante, ou um Uatu, personagem fictício do Universo Marvel que conta com o poder da onipresença, mas que só se limitava a observar os eventos do universo, sem interferir neles.

 

 

Outras participações de Stan Lee na televisão

Stan Lee apareceu em outras mídias, e de forma memorável. Seja em formato caricaturado com os Muppet Babies em um filme de Kevin Smith de 1995, em Comic Book: The Movie, dirigido por Mark Hamill, em O Diário da Princesa 2 de 2004, no episódio 16 de Heroes e no S03E16 de The Big Bang Theory, entre outras.

Também teve aparições em Entourage, Chuck, The Simpsons, Phineas & Ferb: Missão Marvel, e nas séries de animação do Homem-Aranha. Nem preciso dizer que ele participou de todas as séries da Marvel para a Netflix, nem que fosse no formato de cartaz, assim como em Agents of SHIELD, Agente Carter e Runaways.

 

 

Uma de suas participações mais memoráveis foi em Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas (2018), onde aceitou o convite para aparecer no longa de animação, e ainda fez piada disso: “não importa que seja um filme da DC, amo as participações especiais”.

 

 

 

Stan Lee nos videogames e atrações da Disney

Stan Lee ainda emprestou a sua voz para o recém inaugurado jogo dos parques da Disney, Guardians of the Galaxy: Mission Breakout, como parte de um dos tesouros do Colecionador. Sem falar que sua voz está em vários videogames, indo dos jogos do Homem-Aranha até em Marvel Ultimate Alliance 2, Lego Marvel Super Heroes, Lego Marvel’s Avengers e Lego Marvel Super Heroes 2.

Sua última participação foi no videogame Spider-Man para PlayStation 4.