A atriz Selma Blair (Segundas Intenções, Hellboy) compartilhou nesse final de semana o diagnóstico de sua enfermidade, a Esclerose Múltipla. Não é uma situação fácil para qualquer pessoa, mas Blair se destacou por compartilhar o seu problema com o mundo com uma mensagem cheia de vida e otimismo.

“Estou incapacitada, caindo, não consigo segurar objetos, minha memória está péssima”, afirmou uma Selma Blair que, nesse momento, está gravando a série de ficção científica Another Life (Netflix), que tem estreia prevista para 2019.

Blair agradece a todos que estão influenciando positivamente na jornada ao enfrentar essa enfermidade. Até mesmo sua figurinista, Alissa Swanson, é mencionada, pois é ela que ajuda a atriz a se vestir todos os dias nos sets de filmagem.

 

“Espero dar esperanças para os demais. Quero brincar com o meu filho de novo, quero caminhar pelas ruas e montar a cavalo. Tenho Esclrerose Múltipla e estou bem, mas se você me encontrar recolhendo coisas pelas ruas, sinta-se livre para me ajudar a recolhê-las.” 

 

Blair afirma que está sentindo uma grande fadiga física, e que começou a notar os sintomas da enfermidade com o passar do tempo. A Esclerose Múltipla afeta mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo, na sua maioria mulheres.

 

 

A doença provoca uma alteração do sistema imunológico que ataca a veia protetora das fibras nervosas, causando sintomas como debilidade muscular e transtornos do equilíbrio, a visão, a linguagem e a paralisia muscular. A longo prazo, pode estabelecer uma incapacidade física que é considerada irreversível.

Várias campanhas de conscientização foram realizadas para trazer o assunto à tona. Mas acredito que poucas iniciativas podem ser mais efetivas do que um relato aberto como o que Selma Blair fez. A coragem de encarar o problema de frente e o desejo de oferecer gratidão e otimismo é algo que devemos aplaudir de pé.

Só podemos desejar o melhor para Selma Blair, e que ela tenha muita força para seguir lutando diante do infortúnio de sua atual condição de saúde.

Você pode ler a mensagem da atriz na íntegra clicando aqui.