65th_emmy_awards

O Emmy Awards 2013 é uma competição. E na categoria focada nas competições da vida real, temos entre os indicados o mundo culinário, o mundo da dança, o mundo da moda, da música e a corrida de volta ao mundo. Curiosamente (ou não), dois dos mais badalados (Survivior e American Idol) não aparecem entre os indicados.

The Amazing Race (CBS)
Considerado por muitos o melhor reality competition da TV, é um multi-campeão do Emmy Awards. Com indicações consecutivas desde a sua estreia, é mais um reality da CBS que ultrapassa a barreira dos dez anos de vida, mostrando a simples, porém, eficiente fórmula de corrida em volta ao mundo. Quem chegar em primeiro, “pode” ganhar US$ 1 milhão (nunca se sabe quando você cometerá uma penalidade na linha de chegada).

Dancing with the Stars (ABC)
Depois de 16 temporadas, se consolidou nas noites de segunda-feira, e só foi ameaçado depois que a NBC apostou em The Voice. E, mesmo assim, mantém uma taxa de audiência elevada, justamente por ser o tipo de programa que aposta em públicos de diferentes taxas demográficas. Resumindo: é o programa “chique vovó” que o norte-americano médio adora.

Project Runway (Lifetime)
O programa pensado em revelar o novo gênio da alta costura mudou estrategicamente de canal, e manteve a sua audiência e qualidade, sendo um dos programas mais vistos pelas mulheres adultas norte-americanas. Se destaca também por indicar pela primeira vez uma dupla de apresentadores (Heidi Klum e Tim Gunn) na categoria de Melhor Apresentador de Reality. Nada mais justo, pois os dois se completam no programa.

So You Think You Can Dance (Fox)
O segundo programa de dança mais visto dos Estados Unidos chega ao Emmy mais uma vez. O programa se mostra competente na tarefa de mostrar os talentos que não tiveram chance na dança, podendo levar artistas genais ao estrelato, através da forma de expressão mais antiga da humanidade. Cat Deeley mais uma vez está indicada como host do programa, que já reproduziu momentos memoráveis para a TV.

Top Chef (Bravo)
Talvez o mais popular reality competition de culinária no Brasil, tem muitos fãs por causa do formato e da qualidade da sua produção. Com desafios culinários bem planejados (alguns deles beirando o absurdo), eles conseguem segurar os espectadores pela mecânica do programa, mas também pelos pratos apresentados. É impossível assistir ao programa sem mastigar alguma coisa.

The Voice (NBC)
Assumiu o posto de melhor reality musical da TV, que antes era de American Idol por quase uma década. Com treinadores carismáticos e muito conhecidos junto ao público, um apresentador com um forte histórico em programas musicais, e um repertório musical mais próximo do público jovem, The Voice se tornou um dos melhores realitys da TV priorizando o que realmente importa em um programa como esse: a música.