How-I-Met-Your-Mother-season-8

How I Met Your Mother | CBS | Comédia | Temporadas: 08 | Indicações: 04 (Melhor Direção de Arte Para Série Multi-Câmera, Melhor Fotografia Para Série Multi-Câmera, Melhor Edição em Série de Comédia Multi-Câmera e Melhor Maquiagem em Série Multi-Câmera ou Especial – Não-Prostética)

Eu sei. Muita gente vai sentir falta de How I Met Your Mother. Acredite, até eu, que me cansei da série, vou sentir falta. Mas, convenhamos: finalmente vamos conhecer quem é a p*$$a dessa “mãe” que o FDP do otário do Ted Mosby ficou enrolando para contar quem é! Mas, fora isso… vou sentir falta de How I Met Your Mother.

A comédia da CBS entra na sua temporada final após uma jornada bem sucedida de quase uma década no ar. Nunca foi líder de audiência entre as comédias das noites de segunda-feira, mas sempre teve mais audiência que suas concorrentes diretas no seu horário, o que foi o suficiente para manter a série no ar. Aliás, a série também prevaleceu por ser boa, sim.

How I Met Your Mother apresentou ao telespectador um humor leve, com sacadas ágeis, com muitas referências à cultura pop, metalinguagens e um sistema de narrativa que, em muitas vezes, amarra muito bem os pontos abertos ao longo do próprio episódio. Você pode encontrar episódios ruins na série, mas poucas vezes eles são concluídos de forma absorta, ou sem uma coerência dos acontecimentos quando todos os pontos são conectados.

Apesar de se tornar em um determinado momento a série “Barney e Seus Amigos”, How I Met Your Mother também tem como ponto positivo contar com personagens muito bem definidos e carismáticos desde o começo. Você compra o piloto da série com facilidade, e se importa com os personagens muito rapidamente. Tudo bem, você pode achar Lily insuportável e Robin bem chata em algumas oportunidades. Mas esse é o objetivo dos roteiristas, ou seja, o bom trabalho está feito aqui. E, mesmo assim, você volta a se apegar a todos eles, como os amigos que você quer ter por perto.

No Emmy Awards 2013, How I Met Your Mother está indicada apenas em categorias técnicas. Talvez faça falta uma indicação ao Neil Patrick Harris, ainda mais no ano que ele vai apresentar a premiação. Porém, esse talvez seja o principal sintoma que a série perdeu o seu folego com o passar dos anos. Antes, Harris era nome certo entre os indicados em Melhor Ator Coadjuvante.

De qualquer forma, é a penúltima vez que veremos a série na premiação. Muitos afirmam que How I Met Your Mother é uma “evolução” de Friends. Particularmente, discordo. Até porque Friends é uma das melhores comédias de todos os tempos, com um impacto absurdo junto ao público e crítica. Porém, não tiro o mérito de HIMYM contar a história dos amigos por uma perspectiva diferente, com alternativas diferentes, e sacadas ótimas.

Logo, How I Met Your Mother não é melhor que Friends. Mas vai fazer tanta falta quanto, para muita gente (eu, inclusive).