boardwalk-empire

Boardwalk Empire | HBO | Drama | Temporadas: 03 | Indicações: 10 (Melhor Direção de Arte em Série Single-Camera, Melhor Fotografia em Série Single-Camera, Melhor Figurino em Série, Melhor Direção em Série Dramática, Melhor Penteado em Série Single-Camera, Melhor Maquiagem em Série Single-Camera – Maquiagem Não-Prostética, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som Em Série – 60 Minutos, Melhores Efeitos Visuais em Elenco de Apoio, Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática – para Bobby Cannavale)

Aqui temos uma das séries multi-indicadas ao Emmy Awards 2013. Mais: temos uma das séries da HBO com múltiplas indicações. Boardwalk Empire estreou como uma das grandes novas séries do canal do “It’s Not TV”, e ainda recebe grande visibilidade da crítica pelos seus aspectos técnicos. Junto ao público, não conheço mais tanta gente que assiste a série.

Particularmente, acho esse processo de “desistência” como algo natural. Séries como Boardwalk Empire não são feitas par alcançar as grandes massas, ou até mesmo para segurar grandes parcelas de espectadores por muito tempo. Aliás, não são séries de audiência. São séries que existem pelo compromisso de fazer trabalhos televisivos de qualidade, com grande apuro técnico, e com a proposta única de fazer TV de forma diferente. Deixam o lado comercial de lado para se focar na arte de captar imagens e contar histórias.

Logo, séries como Boardwalk Empire são importantes para a estrutura de televisão. São séries como essa que despertam o interesse de showrunners, diretores e roteiristas em desenvolver histórias diferenciadas, onde os personagens e suas trajetórias de vida são mais importantes do que o impacto comercial que a série possa produzir, ou o quanto ela pode faturar em uma possível comercialização internacional.

O mais legal é que Boardwalk Empire consegue fazer tudo isso e, de quebra, entregar uma produção grandiosa, muito bem apurada na sua riqueza de detalhes. Afinal de contas, a série reproduz a América das décadas de 1920 e 1930, contando a história do contrabando no passado. E, se vai contar essa história na TV, precisa fazer isso bem feito. No texto e na estética da série.

Boardwalk Empire está mais uma vez participando do Emmy Awards, mesmo sem receber indicações nas categorias principais. Está mais indicada nas categorias técnicas, onde a série vai muito bem. Logo, deve abocanhar alguns prêmios na noite do dia 22 de setembro.