Finalmente, temos o primeiro trailer de Coringa (Joker), filme da Warner Bros./DC com Joaquin Phoenix como protagonista. Ontem (2), o primeiro cartaz oficial do filme foi liberado. Hoje, temos mais de 2 minutos de vídeo mostrando um pouco do que promete oferecer o filme sobre as origens de um vilão que foi interpretado no cinema por César Romero, Jack Nicholson, Heath Ledger e Jared Leto.

 

 

Um Coringa mais dramático

 

Phoenix dá vida ao maior inimigo do Batman, que dessa vez não aparece para enfrentá-lo. Joker é um spin-off que, pelo menos em teoria, contará uma história independente e sem qualquer tipo de relação com os outros filmes da DCEU (e, sinceramente… começo a achar que é melhor a DC simplesmente desistir dessa história de universo compartilhado).

Some isso ao modesto orçamento para o que normalmente temos para uma adaptação de uma obra dos comics (US$ 55 milhões), e temos como resultado um projeto mais livre na sua narrativa, que pode surpreender por oferecer um toque mais dramático. Algo que, se funcionar, é mais do que bem vindo, pois mostra uma flexibilidade argumentativa da própria DC. Ou mostrando que pelo menos está tentando aprender como trabalhar com o drama e a comédia em seus filmes, se alinhando com as características dos seus protagonistas e compreendendo melhor os anseios do seu público.

O trailer apresenta referências sutis a filmes como Réquiem por um Sonho e Tax Driver, e o filme explora o passado de um personagem que não tem uma origem definida. A própria Warner ficou nessa dúvida durante o processo de desenvolvimento do longa para formular a sua campanha de marketing, e tudo o que Todd Phillips (diretor do filme) conseguiu transmitir sobre a história é que ela é “trágica”.

 

 

Joker nos transporta direto para o bote da nostalgia dos anos 80 para apresentar um palhaço/humorista fracassado que tenta solucionar as suas frustrações entrando no mundo do crime de Gotham. Além de Joaquin Phoenix, o elenco inclui Robert de Niro, Frances Conroy, Zazie Beetz, Bill Camp e Marc Maron, entre outros.

Coringa estreia nos cinemas em 4 de outubro.