Nem toda série de TV tem a mesma sorte (ou a mesma qualidade) de Sense8 para virar um telefilme. Aliás, é uma raridade ver uma série cancelada receber dinheiro e mais duas horas na grade de programação do canal ou serviço de streaming para concluir a sua história. E motivos para isso ser tão raro não faltam.

Em números. Isso é algo tão raro que, de 2015 para cá, apenas quatro séries receberam um telefilme para encerrar a sua história. A primeira foi Looking (HBO), dramédia que foi cancelada na segunda temporada, mas ganhou um episódio especial de 90 minutos para fechar a saga.

Semanas depois, o mesmo aconteceu com CSI (CBS), que chegou ao fim na 15a temporada, mas recebeu um episódio especial final de duas horas de duração. No ano passado, veio o caso de Sense8, que depois de muito barulho dos fãs, recebeu um telefilme com 150 minutos de duração (estreia em 8 de junho).

E mais recentemente ficamos sabendo que Shadowhunters (Freeform) vai chegar ao fim na terceira temporada, com um series finale de duas horas de duração.

Não podemos contar nessa lista Psych: The Movie, que foi muito mais um evento de reunion com três horas e meia de duração do que propriamente um series finale.

De novo: é uma raridade os telefimes para encerrar tudo. E o primeiro motivo disso é que fica difícil juntar toda a galera de novo depois que o canal diz “vocês podem voltar para casa e cuidar das suas próprias vidas”. Especialmente para os atores, que vão procurar por outros trabalhos depois de um anúncio de cancelamento.

Quando uma série é cancelada por um canal, os atores se liberam de suas obrigações contratuais e podem fechar outros acordos para outros projetos. Quando um telefilme de encerramento é anunciado junto com o cancelamento, é um caso menos traumático. Mas quando é anunciado depois do cancelamento, o caos se estabelece.

Sem falar que esses telefilmes são custosos para o canal, mesmo que seja para entregar um episódio com duas horas de duração. E é preciso muita boa vontade do canal para investir mais dinheiro em algo que foi cancelado porque, na maioria dos casos, não entregava um retorno comercial satisfatório.

Em resumo: pedir para a sua série favorita ter um telefilme para encerrar a história é algo louvável, mas é quase como pedir para um milagre acontecer.