O Oscar 2019 já está na história por causa de Pantera Negra, e não apenas pelo número de indicações que esse filme recebeu.

O filme da Marvel é o primeiro filme de super-heróis que recebe uma indicação para melhor filme do ano, alcançando um feito que nem mesmo o muito elogiado Batman – O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan conseguiu.

Pantera Negra recebeu nada menos que 7 indicações. Além de melhor filme, o longa está indicado nas categorias de melhor trilha sonora original, melhor canção, melhor design de produção, melhor figurino e as duas categorias de som.

Ver Pantegra Negra entre os oito melhores filmes do ano de acordo com a Academia de Ciências e Artes de Hollywood não é uma surpresa. O filme também foi a primeira adaptação dos comics a receber uma indicação ao Globo de Ouro como melhor filme (drama) e foi o finalista do prêmio dos produtores. Perdeu nas duas premiações, e provavelmente o mesmo deve acontecer no Oscar.

E isso porque a Academia de Hollywood ainda não está pronta para encarar um filme dos comics como algo sério. Já disse James Cameon: os membros da Academia preferem os filmes onde se destacam os atores em relação à tecnologia (Guerra ao Terror derrotando Avatar no Oscar que o diga, né, Cameron?), e querem dizer ao público o que eles deveriam ver, e não premiar aquilo que o público gosta.

Mesmo assim, a indicação ao Oscar 2019 para melhor filme é uma vitória para Pantera Negra. Encerra com chave de ouro a campanha comercial de um filme que recebeu críticas excelentes, e foi um sucesso de bilheteria sem precedentes: arrecadou US$ 1.346 bilhão ao redor do mundo, se tornando uma das melhores bilheterias nos EUA de 2018 e entrando para o Top 10 das maiores bilheterias globais.

Veremos o que vai acontecer com a saga do rei de Wakanda na 91ª edição dos Academy Awards, que acontecerá no próximo dia 24 de fevereiro (domingo).