Está cada vez mais próximo do mundo ouvir um WAKANDA FOREVER na cerimônia do Oscar. Talvez a notícia mais surpreendente na lista de indicados ao Globo de Ouro 2019 está no fato do filme Pantera Negra ser a primeira adaptação dos quadrinhos de heróis a ser indicada na categoria Melhor Filme – Drama.

Este é um dos melhores filmes da história da Marvel, especialmente pela força de discurso de empoderamento que a trama passa para o grande público. O longa dirigido por Ryan Coogler e protagonizado por Chadwick Boseman compete na categoria com BlacKkKlansman, If Beale Street Could Talk, Bohemian Rhapsody e Nasce Uma Estrela.

Detalhe: temos na categoria três filmes que falam abertamente sobre reivindicação racial, e outros dois diretamente ligados ao mundo da música. E isso diz muito sobre os discursos que o mundo quer ouvir e falar nesse momento.

A indicação por si já é uma vitória para Pantera Negra. Mas… será que o filme tem chances reais de vencer o Globo de Ouro?

O longa está indicado em outras duas categorias: Melhor Trilha Sonora e Canção Original (All the Stars, de Kendrick Lamar). Na teoria, não dá para cravar Pantera Negra como um favorito, mas também não podemos descartá-lo, pois o Globo de Ouro é pródigo em apresentar surpresas. Quem sabe os membros da imprensa estrangeira de Hollywood decidem dar o prêmio para Pantera Negra como resposta aos membros da Academia de Cinema por deixarem de fora a categoria dos filmes populares, sem falar na lei de compensação por tantos anos de uma premiação predominantemente branca.

A 76a edição do Globo de Ouro acontece no dia 6 de janeiro de 2019. É importante lembrar que Pantera Negra não é o primeiro filme de herói a ser indicado como Melhor Filme no Globo de Ouro: Deadpool fez o mesmo, mas mo seu ano foi indicado como Melhor Filme de Comédia ou Musical. No ano em que concorreu, perdeu para o mais que favorito La La Land: Cantando Estações.