oscar 2018

O Oscar 2018 acontece no próximo domingo (4), encerrando a temporada de premiações. E esse pode ser o Oscar mais previsível dos últimos anos.

O motivo disso já foi abordado aqui no SpinOff: as premiações anteriores já indicaram os vencedores nas categorias de interpretação. E a monotonia também se refletiu nas casas de apostas, com verdadeiros abismos nas cotações de pagamento entre os indicados.

Para os corajosos que querem apostar alguma graninha, nesse post compilamos dados sobre as principais categorias do Oscar 2018, com as previsões sobre os possíveis vencedores e improváveis surpresas.

 

Melhor Filme

 

 

Há um consenso para apontar como favorito máximo Três Anúncios Para Um Filme (probabilidade de 13/10). Atrás dele, temos A Forma da Água (20/10). A diferença entre esses dois filmes com o terceiro indicado é mais notável: Lady Bird – A Hora de Voar, e um dos filmes mais celebrados do ano, Dunkirk, não conta com grande favoritismo.

Agora, para quem quer realmente quer correr riscos, pode colocar seu dinheiro em O Destino de Uma Nação, que chega a pagar 201 euros por cada euro apostado em caso de vitória nessa categoria.

 

Melhor Diretor

 

 

Não há muitas dúvidas que Guillermo del Toro vai se esquivar de todas as acusações de plágio e vencer na categoria por A Forma da Água (1/10). Já Christopher Nolan, por Dunkirk, está na segunda posição, pagando entre 7 e 8 euros por cada euro apostado em caso de vitória.

Já Jordan Peele por Corra! paga 51 euros por euro apostado em caso de vitória. É o menos cotado para vencer.

 

Melhor Ator

 

 

Mais bola cantada, impossível. Gary Oldman vai vencer por O Destino de Uma Nação (2/13). Depois dele, os mais cotados são Daniel Kaluuya, Daniel Day-Lewis e Thimotee Chalamet. Na última posição (pasmem), Denzel Washington (1/100), com cota de 81 euros para cada euro apostado.

 

Melhor Atriz

 

 

De novo, a surpresa não tem chance aqui. Frances McDormand leva o prêmio, seguida por Saoirse Ronan, cuja improvável vitória (18/1) paga entre 10 e 13 euros por euro apostado. No fim da lista está Meryl Streep, que paga 76 euros por cada euro apostado.

 

Melhor Ator/Atriz Coadjuvante

 

 

O mais do mesmo. Sam Rockwell tem tudo para ganhar (2/11), com Willem Dafoe como segundo mais cotado (10/1), pagando 6 euros por cada euro investido.

Entre as atrizes, Allison Janney tem vitória assegurada por Eu, Tonya (2/7), com Laurie Metcalf mantendo uma certa distância, pagando 5 euros por cada euro investido.

 

Melhor Filme de Animação

 

 

Também não tem muito o que discutir aqui. Viva: A Vida É Uma Festa (1/10) é o favorito máximo, criando um abismo de distância para The Breadwinner, que paga 13 euros por euro apostado. Mais longe ainda está o horroroso O Poderoso Chefinho (26 euros por euro investido). Na lanterna, O Touro Ferdinando (51 euros por euro investido).

 

Melhor Roteiro/Roteiro Adaptado

 

 

O melhor roteiro adaptado está destinado para Me Chame Pelo Seu Nome, mas podemos ter um pouco de emoção nessa categoria.

No roteiro original, Corra! (11/10) é um dos favoritos, mas Três Anúncios Para Um Crime (8/5) e Lady Bird (17/2) o seguem bem de perto.