Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças é, talvez, a obra prima de Michel Gondry. O filme é simplesmente impecável, com um roteiro de Charle Kaufman premiado ao Oscar, e sua direção de arte é um ponto fundamental na sua narrativa.

Agora, foi revelado alguns detalhes sobre o mítico agasalho laranja que Clementine (Kate Winslet) usou no filme. Melissa Tooth, designer de figurino, fala como foi feita a escolha por aquele item.

 

 

A ideia foi de Kaufman, que especificou que Clementine tinha que usar uma roupa laranja, para combinar com sua nova cor de cabelo. O agasalho foi a escolha perfeita, já que aparecia bem na tela e protegia Kate Winslet das baixas temperaturas nos sets de filmagem.

Era um um agasalho bem resistente, que praticamente tinha vida própria. Era capturada por boa parte do enquadramento da câmera, e complementava o cabelo da personagem, além de ressaltar o seu rosto. Transmitia força própria ao conjunto da personagem.

 

 

Além disso, Kate queria que Clementine fosse uma mulher crível, mesmo parecendo meio perdida e fazendo coisas loucas. Ela queria que alguém como ela realmente vestisse aquela roupa. E o legal é que tudo foi feito sem que o público percebesse a intervenção da figurinista.