O novo trailer de Homem-Aranha: Longe de Casa deixou como grata surpresa a chegada do multiverso no Universo Cinematográfico da Marvel, o que deixa a Fase 4 com infinitas possibilidades.

O multiverso do MCU já foi explorado em Agents da SHIELD, Homem-Formiga, Doutor Estranho e Homem-Aranha no Aranhaverso (apenas para citar as últimas interações), e esse tema de “outras dimensões” foi tratado de diferentes formas em cada abordagem.

Tudo indica que Homem-Aranha: Longe de Casa vai mostrar a versão mais “clássica” do multiverso, ou seja, universos paralelos que funcionam de forma diferente (onde cada decisão ou mudança do passado resulta em um universo divergente), criando variações da realidade.

A ideia de vidas paralelas em um momento crucial na vida de Peter Parker no MCU pode ser uma mudança vital para a Marvel no cinema e na TV. Não apenas por causa da possibilidade de trazer de volta personagens que foram embora “para sempre”, mas também por causa da animação What If?, que vai estrear no Disney+.

Nos quadrinhos, esse conceito já é amplamente explorado e, ao que tudo indica, deve servir de base para o que deve acontecer em Longe de Casa. É um universo enriquecido e diversificado, que pode abrir (literalmente) infinitas possibilidades.

 

 

O que o multiverso pode significar para o MCU?

 

A Marvel está sabendo gerenciar bem as suas produções dentro do mesmo universo nos cinemas, mas na TV as séries praticamente não estão em nenhum cânon. Até mesmo Agents of SHIELD se descolou completamente. Runaways e Daredevil até conta com episódios claramente conectados com filmes do MCU, mas não há a sensação que aquela série pertence a algo maior.

A chegada do multiverso no MCU pode ajudar a explorar diversas ramificações, com diferentes realidades saltando de terra em terra para resolver os problemas de cada uma delas.

E o mais importante de tudo: essa é a desculpa perfeita para integrar X-Men e Quarteto Fantástico no MCU. A Marvel tem a chance de criar na Fase 4 uma grande saga com o multiverso como eixo central. Até quem sabe chegar nas Guerras Secretas, que é o verdadeiro sonho de muita gente.