Depois de Vingadores: Ultimato, tudo muda no Universo Cinematográfico da Marvel. O filme marca o fim da Fase 3 da MCU, e os futuros filmes desse universo seriam bem diferentes. Nesse post, vamos fazer um exercício de futurologia, e tentar antecipar os planos da Marvel Studios para os próximos anos.

 

 

Nada será como antes depois de Vingadores: Ultimato

 

 

A Marvel vai encerrar uma história de 10 anos para iniciar uma fase completamente diferente nos cinemas. Muito provavelmente estamos diante do fim do universo compartilhado, algo que dá um trabalho enorme para os profissionais envolvidos, tanto na parte de produção como no desenvolvimento das histórias, que obrigatoriamente precisam estar minimamente conectadas.

Novos caminhos serão explorados, e novos personagens apresentados. A chegada dos personagens do universo dos X-Men e o Quarteto Fantástico são fatos dados como certos. Há quem diga que as Guerras Secretas podem ser o grande arco a ser explorado, o que promete ameaças ainda maiores que Thanos.

Fatalmente teremos uma nova combinação do time dos Vingadores, e muito se aponta para a criação dos Jovens Vingadores, uma vez que a Marvel quer conquistar o público jovem, com filmes mais orientados para essa geração (a inclusão do Homem-Aranha no MCU é apenas o primeiro passo).

 

 

Quem fica e quem sai?

 

 

Robert Downey Jr encerra o seu contrato em Vingadores: Ultimato. Tudo indica que o seu Tony Stark/Homem de Ferro NÃO VAI MORRER NESSE FILME, pois a Marvel sabe o quanto esse personagem agrega à MCU. Rumores recentes indicam que a Lego estaria disposta a seguir pagando o salário do ator. E o ator, por sua vez, demonstra disposição em continuar a interpretar o personagem.

Chris Evans já deixou bem claro que abandona o Capitão América, e quer focar esforços na carreira de diretor. Chris Hemsworth já manifestou o desejo de continuar a interpretar Thor. Mark Ruffalo ainda tem dois filmes como Hulk para fazer. Scarlett Johannson contiunua na MCU, tanto que teremos o filme solo da Viúva Negra.

Jeremy Renner e Paul Rudd tem contrato fechado para mais filmes. Já Gwyneth Paltrow afirmou que abandona Pepper Potts em Vingadores: Ultimato.

 

 

Disney+, uma porta aberta para recuperar vários personagens

 

 

O Disney+ vai rivalizar diretamente com a Netflix, e uma de suas armas nos seus conteúdos exclusivos é justamente o universo da Marvel. Séries como Demolidor, Luke Cage, Jessica Jones e The Punisher podem voltar na plataforma, e os spin-offs com personagens da MCU estão em desenvolvimento.

Séries envolvendo personagens como Loki, Visão e Feiticeira Escarlate e Falcão e Soldado Invernal estão na mesa. Não se descartam produções envolvendo Gavião Arqueiro e a dupla Rocket Racoon e Groot.

 

 

Homem-Aranha: Longe de Casa e viagens no tempo

 

 

O segundo filme com Tom Holland como Peter Parker, Homem-Aranha: Longe de Casa, acontecerá ‘minutos depois do final de Vingadores: Ultimato’ na sua linha argumentativa. Ou seja, já sabemos que o personagem será ressuscitado (assim como todos os outros) e sobrevive aos eventos da batalha final. Vamos ver então como os eventos de um filme vão interferir no outro.

A teoria das viagens no tempo pode ter um papel importante em Vingadores: Ultimato. A volta de Tilda Swinton como O Ancião pode ser uma das chaves para essa teoria ser factível, uma vez que ela (e Wong) podem controlar a Joia do Tempo.

 

 

Quais filmes podem entrar na Fase 4 da MCU

 

 

Essa fase 4 da Marvel Cinematic Universe será completamente diferente do que já vimos até agora. O que não significa que vamos deixar de ter filmes de alguns heróis nos cinemas. Não há um plano anunciado nesse momento, mas alguns projetos estão em desenvolvimento.

Apesar da conclusão da compra da Fox pela Disney, não há projetos confirmados com o Quarteto Fantástico ou com os X-Men. Mas é certo que tais personagens estarão nessa fase 4.

 

 

O filme da Viúva Negra está em desenvolvimento. O filme dos Eternos também está nos planos de Kevin Feige, que deseja explorar o universo dos Celestiais. Quem sabe esse filme pode ser o primeiro da Marvel a contar com um protagonista abertamente homossexual.

 

 

Pantera Negra 2 também está confirmado, com Ryan Coogler na direção. Doutor Estranho 2 também está confirmado, e também repete a direção de Scott Derrickson.

A Marvel também vai trazer para os cinemas as aventuras de Shang-Chi, o primeiro herói asiático da editora. É basicamente o Bruce Lee da Marvel, e terá um protagonista asiático, obviamente.

 

 

O último filme da Fase 4 da MCU será Guardiões da Galáxia Vol. 3, que foi adiado depois da demissão de James Gunn, que foi recontratado para o projeto recentemente (mas só vai assumir esse filme depois que cumprir com suas obrigações contratuais com a Warner Bros./DC no reboot de Esquadrão Suicida).

Sem falar em Capitã Marvel 2, que com certeza vai rolar, mas não necessariamente na Fase 4. E um eventual novo filme do novo time dos Vingadores.