Stan Lee deixou um vazio enorme com o seu falecimento aos 95 anos. O pai do herói moderno já era uma lenda viva. Agora, entra para a eternidade. Há muitas coisas memoráveis na sua carreira, mas uma palavra está diretamente associada a ele: Excelsior.

Por que ele usava tanto esta palavra?

O origem do termo veio nos anos 60. Lee escrevia uma coluna mensal, e decidiu encontrar uma palavra única para se despedir a cada texto. Em 2007, ele comentou em uma entrevista o motivo para essa decisão.

“Eu tinha várias expressões para acabar as minhas colunas, e descobri que a concorrência sempre estava me imitando, usando as mesmas palavras. Assim, eu decidi encontrar uma expressão que não iam saber o que significava, nem mesmo como escrevê-la. Aí, surgiu Excelsior, e felizmente nunca foi copiada.”

Excelsior é uma palavra que vem do latim, que significa “sempre para cima”, além de ser o lema oficial do estado de Nova York desde 1778. Lee vivia na capital do estado, mas o mais provável era que ele tenha extraído a palavra dessa segunda ideia, mas ele nunca confirmou o tema.

O próprio Stan Lee publicou em uma mensagem no Twitter de 2010 explicando o significado que tinha para ele, e o motivo pelo qual ele usava tanto o termo:

“Por fim, o que significa Excelsior? ‘Para cima e adiante, pela glória maior’. É isso o que desejo quando encerro cada mensagem. Excelsior!”

De qualquer forma, Stan Lee começou a usar a palavra para se diferenciar da concorrência sem medo das cópias. Isso se transformou em um emblema pessoal, mostrando seu otimismo e os bons desejos que ele tinha para os seus fãs.

Nem é preciso dizer que ficaremos com as histórias envolvendo Stan Lee e todo um legado que ele deixou para várias gerações de fãs dos quadrinhos. Um cara que motivou a muitos, em vários aspectos, ao longo de décadas.