anitta

Anitta venceu o seu primeiro prêmio nos Estados Unidos. Levou para casa o iHeartRadio Music Awards 2018 no último domingo (11), na categoria Estrela das Redes Sociais.

É importante lembrar que este não é o primeiro prêmio internacional que Anitta recebe. Muita gente não sabe, mas ela já tem quatro prêmios no MTV Europe Music Awards.

O que há em comum nas duas premiações? A votação popular. Foi a base de fãs votando em massa na cantora que resultou nesses prêmios.

Mas no caso do iHeartRadio, há um aspecto diferente e bem relevante.

Anitta jamais seria indicada nessa premiação se seu trabalho não alcançasse as rádios norte-americanas, uma vez que essa premiação musical tem esse foco ou premissa básica: os artistas e músicas em maior rotação nas rádios dos EUA.

O rádio pode não parecer algo muito relevante hoje em tempos de YouTube, mas com o advento das rádios digitais e temáticas, muita gente voltou a consumir esse formato de conteúdo nos carros e smartphones.

Logo, a estratégia de Anitta em adentrar no mercado norte-americano através das rádios pode ser vista como algo inteligente. Não é difícil de se imaginar que ela e seu time de marketing concluíram que a comunidade brasileira (e latina) nos EUA ainda ouve muito as rádios.

Da mesma forma como Anitta também sacou que seu público estava nas redes sociais, apostando tudo no YouTube e no Instagram para promover o seu trabalho, se tornando em uma das artistas mais influentes do mundo nessas mídias.

De novo: digam o que quiser da música da moça, mas não podemos dizer que ela está fazendo algo errado. Até agora, os acertos são bem visíveis.

Vai, malandra!