A relação entre a Netflix e o Festival de Cannes continua bem complicada. No ano passado, todos os filmes que estrearam no serviço de streaming e não chegaram às salas de cinema da França foram vetados do festival, o que impediu que alguns filmes disputassem a Palma de Ouro. Dessa forma, a própria Netflix optou por não participar do festival de forma alguma, e volta a fazer isso pelo segundo ano consecutivo.

Fato é que Netflix e Cannes até tentam entrar em um acordo. Ted Sarandos e Scott Stuber, dois dos chefes do serviço de streaming, recentemente jantaram com Thierry Fremaux, diretor do festival francês, com o objetivo de poder exibir O Irlandês, o muito esperado filme de Martin Scorsese, no Festival de Cannes 2019. Mas isso não vai acontecer.

 

 

É o Festival de Cannes que perde com isso

 

 

Além do problema da lei francesa (que impõe um prazo de 36 meses a partir da estreia de um filme nas salas de cinema até que o mesmo esteja disponível em um serviço de streaming), há um obstáculo ainda mais importante: todos os efeitos especiais de The Irishman, que ainda não estão finalizados. O mais provável é que o filme acabe estreando no Festival de Veneza, assim como aconteceu com Roma em 2018.

Entre os futuros lançamentos da Netflix, vários filmes poderiam perfeitamente concorrer a prêmios em Cannes, como The Laundromat, dirigido por Steven Soderbergh e protagonizado por Meryl Streep, o novo longa ainda sem título de Noah Baumbach, The King, com Timothee Chalamet ou Uncut Gems, dirigido pelos irmãos Safdie.

Mas ninguém em Cannes vai conseguir assistir esses filmes.

De qualquer forma, o veto ao serviço de streaming (que faz com que o Festival de Cannes fique naturalmente empobrecido na opinião daqueles que entendem que cinema é o formato, e não onde o filme é exibido) não quer dizer que a Netflix não estará no festival de alguma forma. Uma equipe da plataforma estará em Cannes para comprar os direitos de vários filmes que serão exibidos por lá.

 

Via Variety

Comentários

Comentários

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui