A ABC anunciou oficialmente que Modern Family, sitcom vencedora do Emmy Awards, foi renovada para a 11ª e última temporada.

A presidente de entretenimento do canal Karey Burke, anunciou a notícia hoje (4) no Television Critics Assoc. Winter Press Tour, prometendo que a temporada final contará com “mais eventos marcantes” que os fãs de longa data da série “não vão querer perder”.

A atual temporada de Modern Family tem uma média de 5,1 milhões de telespectadores e demo 18-49 anos de 1.4 por episódio. Esses números são 10% e 15% menores que a média registrada pela 9ª temporada, e ainda assim é a comédia número 2 da ABC (atrás de The Conners) e a quarta série mais assistida de todo o canal. Na métrica Live + 7 DVR, ele registra um dos maiores ganhos de audiência de qualquer comédia da ABC, aumentando em 59% na audiência geral e 82% na demo.

“Por 10 anos, nossos personagens enfrentaram corajosamente os momentos decisivos da vida e passaram por eles como um processo de grande enriquecimento pessoal”, observou o co-criador e produtor executivo Christopher Lloyd em comunicado, e acrescenta:”Escolhemos um caminho diferente ao optar por fazer mais uma temporada de Modern Family”.

O colega, co-criador e EP Steve Levitan completou: “Mesmo após 10 anos juntos, percebemos que ainda há algumas coisas que nossos escritores ainda não sabem sobre a vida sexual do outro.”

Modern Family deixará um rico legado de prêmios. A série venceu o Emmy de melhor série de comédia por cinco anos consecutivos, igualando o recorde estabelecido por Frasier.

Porém, nos últimos anos, Modern Family perdeu a sua força. A fórmula ficou desgastada, e a série que antes era singular pela proposta, formato e narrativa, caiu no lugar comum, e outras propostas de comédia acabaram caindo no gosto dos votantes das premiações (aka Veep, The Marvelous Mrs. Maisel, etc).

De qualquer forma, vai fazer falta de alguma forma.