O ator Matt Smith (Doctor Who) foi confirmado no elenco de Star Wars: Episódio IX, com direção de J.J. Abrams. O ator era especulado para participar de O Despertar da Força desde 2013, mas isso não aconteceu.

Não há detalhes sobre o seu personagem, mas muitos afirmam que ele será “importante”. Smith, indicado ao Emmy por The Crown, é confirmado no elenco um mês depois que a Lucasfilm confirmou a maioria dos nomes presentes em Star Wars 9, lista que aumentou com a recente incorporação de Dominic Monaghan.

Matt Smith se soma ao time que tem como confirmados: Daisy Ridley, Adam Driver, John Boyega, Oscar Isaac, Lupita Nyong’o, Domhnall Gleeson, Kelly Marie Tran, Billie Lourd, Joonas Suotamo (Chewbacca), Mark Hamill, Anthony Daniels, Billy Dee Williams, Keri Russell, Richard E. Grant, Naomi Ackie e Dominic Monaghan.

Carrie Fisher será “ressuscitada” reciclando imagens não utilizadas no Episódio VII, e foi confirmada no filme, uma vez que Leia não poeria ficar de fora do final da saga Skywalker.

As filmagens de Star Wars: Episódio IX já começaram, e a estreia do filme está definida para 20 de dezembro de 2019.