A morte de Stan Lee ainda dói em muitos de nós, especialmente nos mais apegados ao universo da Marvel. E uma das principais dúvidas que apareceu com a sua morte era sobre o que iria acontecer com as suas tradicionais participações especiais de uma cena em cada filme do Universo Cinematográfico da Marvel.

Na época, o estúdio revelou que haviam cenas gravadas de forma antecipada, e que ainda veríamos Stan Lee nos filmes de 2019. Agora, Kevin Feige revelou mais informações sobre o tema durante o tapete vermelho de Capitã Marvel, confirmando que ainda existem duas participações especiais com ele já gravadas.

“Lembro que essa tradição começou com o primeiro X-Men, onde ele apareceu como um vendedor de hot dogs.” A primeira participação póstuma de Stan Lee nos filmes da Marvel é a que está presente em Capitã Marvel, e a segunda não foi especificada, mas seria a última que ele gravou antes de sua morte.

Todos os vazamentos prévios apontam para a presença dele em Vingadores: Ultimato, mas isso não foi confirmado por Kevin Feige. A única coisa que sabemos é que é um fim de uma era, onde o desenvolvimento da franquia da Marvel Studios vai acontecer por um outro caminho, agora sem a presença de Stan Lee.

Com a estreia de Capitã Marvel, está aberta a anti-sala para o fim de um projeto cinematográfico iniciado há mais de uma década. Vingadores: Ultimato também pode marcar o fim da influência de Stan Lee no MCU, e de uma tradição de presença do criador que começou quase em tom de piada nos filmes da franquia X-Men na Fox, mas que se transformou em um elemento fundamental com o avançar dos filmes do atual Universo Cinematográfico da Marvel.

Fato é que ainda sentimos muita falta de Stan Lee, e esse sentimento vai demorar para ser superado. Mas o mundo continua a girar, e o ciclo da vida segue com o seu curso.