Essa foto publicada recentemente causou rebuliço entre os fãs de Star Wars.

A aparência sombria de Luke Skywalker (Mark Hamill) na foto pode indicar duas coisas: ou que o herói se tornou um mestre Jedi tão compenetrado como Obi-Wan Kenobi, ou que realmente Luke foi para o lado negro da Força, depois de tantos anos no exílio.

Luke virar um vilão pode ser algo pouco crível, já que, em teoria, ele será o responsável por preparar Rey para que ela se torne uma guerreira Jedi. Por outro lado, seria um plot twist que ofereceria um maior dinamismo à trama, além de manter a ideia de conflitos familiares que a franquia sempre trouxe.

É claro que alguns vão dizer que esta é uma solução que, na prática, é uma repetição do mesmo tema: Luke ir para o lado negro a Força é apenas um revival do que o seu pai, Darth Vader, fez no passado.

Por outro lado, reforça mais ainda a questão familiar que a franquia aborda. Assim como a Força é algo que também está no gene da pessoa, a maldade intrínseca do outro lado da Força pode perfeitamente ser passada. Logo, a ideia de Os Últimos Jedi pode também ser o fim dessa linhagem de Jedis, para que a maldade no mundo acabe de uma vez por todas.

É esperado que Star Wars: Os Últimos Jedi revele o que aconteceu com Luke ao longo desses anos de exílio. Mas só vamos descobrir a verdade sobre tudo isso em dezembro, quando o filme estreia oficialmente.