Já parou para pensar que Smallville tem quase 20 anos de seu lançamento (estreou em 2001)? E você se lembra que essa a série era a única dentro da temática de heróis naquela época? Pois é… o mundo mudou, e metade da grade da CW hoje conta com séries de heróis.

Hoje, temos muitas séries de heróis, o que é ótimo para os fãs do gênero e para o público em geral. Opções não faltam e em diferentes segmentos. Porém, é bem provável que chegamos em um ponto de saturação no segmento.

Um indício disso? Os recentes cancelamentos de Luke Cage e Punho de Ferro na Netflix.

Punho de Ferro pode ter morrido por baixa audiência mesmo. Muita gente chiou para a primeira temporada da série, e mesmo com melhorias substanciais na segunda temporada, o êxodo pode ser sido tão grande, que não tinha como salvar a série.

Já Luke Cage estava com a sala de roteiristas aberta para o início da produção da terceira temporada, mas há quem diga que rolaram algumas “diferenças criativas” entre os envolvidos com a Netflix, e isso pode ter provocado o cancelamento da série.

Porém, deixando de lado eventuais problemas naturais de qualquer série, é preciso olhar para o cenário atual das séries de heróis, mesmo que de forma breve.

No caso da DC, vai tudo muito bem, obrigado. São 22 temporadas acumuladas de suas cinco séries de heróis da CW (doravante conhecido como Arrowverso). Sem falar nas novas produções que virão com a DC Universe (Titans, Doom Patrol, Stargirl), e na série da Batwoman na CW.

E isso, porque eu não falei de Gotham na Fox, que está chegando ao fim, mas durou mais do que muitos imaginavam.

Já na Marvel, Agents of SHIELD segue viva por causa da Disney, Agent Carter e Inumanos já foram canceladas e os Defensores não renderam o que os envolvidos esperavam. E agora, Punho de Ferro e Luke Cage foram canceladas.

Também não podemos ignorar o fato que a Disney está para lançar o seu próprio serviço de streaming, e isso significa que eles vão utilizar as franquias da Marvel de várias formas. E que, bem ou mal, Cloak and Dagger foi renovada, e as demais séries da Netflix ainda rendem caldo. Demolidor muito elogiada na terceira temporada, e Jessica Jones é esperada pelo grande público.

O momento para as séries de heróis ainda é promissor, mas é preciso ficar de olho. Pode mesmo ser um momento de transição/mudança, e a bolha pode começar a ter estourado com esses primeiros cancelamentos.