E hoje (20) acontece mais uma edição do MTV Video Music Awards. Apesar do evento acontecer em um canal que, hoje, é chamado de ‘Millennial Television’ (e da geração millennial ver menos televisão que as anteriores), não posso deixar de associar que o verdadeiro significado de MTV é MUSIC TELEVISION.

Ou pelo menos eu vi a MTV quando ela ainda adotava esse conceito para si.

De qualquer forma, temos aqui a premiação que fecha o verão norte-americano. Aliás, a MTV entende que abre e fecha as portas para o verão com suas premiações. Tudo efetivamente começa com o MTV Movie & TV Awards, local onde as prévias dos principais blockbusters dos cinemas são apresentadas. E tudo termina com o MTV VMAs, que mesmo não recebendo o mesmo peso e relevância do passado, ainda é considerado como uma espécie de “certificado” para muitos artistas musicais.

Ter um Astronauta de Prata é para poucos, e não é tão fácil de se conseguir. Britney Spears levou anos de carreira até levar o primeiro para casa, e o prêmio é objeto de culto para alguns, por incrível que pareça. E digo isso, pelo simples fato do VMA perder audiência na TV tradicional ano após ano, tal e como acontece com a maioria das premiações exibidas recentemente.

A ‘geração millennial’, que é o principal público alvo da MTV, não assiste a TV tradicional. Estão em outras plataformas. Mesmo que a Viacom libere o VMA para outros canais da rede nos EUA (para aumentar a audiência final do evento, óbvio), os números não chegam perto de dizer que é hoje um dos eventos mais assistidos da TV em sua noite de exibição.

Por outro lado, é uma premiação que ainda se alinha com o hype da cultura pop. Ainda é muito comentado nas redes sociais, e alguns dos últimos barracos envolvendo artistas do porte de Katy Perry, Miley Cyrus, Taylor Swift, Nicki Minaj e, recentemente, Cardi B. estão relacionados de alguma forma com o VMA.

Ou seja, quem ainda assiste ao evento espera por alguma pequena confusão que pode se tornar notícia para os dias seguintes. Alguma boa treta envolvendo celebridade. E não necessariamente por causa dos aspectos musicais, o que é uma pena.

De qualquer forma, hoje é dia de VMA na MTV. Em plena segunda-feira, pois o evento não cansa de perder audiência nos domingos. E eu sou do tempo em que um VMA parava tudo em uma noite de quinta-feira. Era ‘o’ grande evento de cultura pop para os fãs da música e do videoclipe.

Hoje, até o tal do MITV MIAW é mais relevante. E, em 2018, essa premiação nova passou batida por mim. E aconteceu no Brasil também, pasmem!

Mesmo porque, para mim, seria notícia mesmo se o VMB voltasse ao Brasil. Aí sim teria o meu respeito!