Ainda que a atual temporada registre a maior queda de audiência de sua história, Grey’s Anatomy quebrou um recorde nessa semana: superou ER (NBC) e agora é, de forma oficial, a série médica mais longa da história. A ABC renovou o drama protagonizado por Ellen Pompeo (que também renovou o seu contrato por mais um ano) para mais duas temporadas, e dessa forma a história vai alcançar a temporada 17 em 2021.

O mundo da Shondaland continua girando como um carrossel, como diria Meredith Grey em uma de suas reflexões de começo ou final de episódio. A ABC também renovou Station 19, o spin-off de Grey’s Anatomy, para a terceira temporada e, de quebra, deu uma sobrevida para How to Get Away With Murder, que alcançou de forma inacreditável a sexta temporada (pois essa série tem hoje audiência pífia).

Shondaland só não foi perfeita nessa temporada porque For The People foi cancelada, após duas temporadas.

 

 

A série médica mais longeva da história

 

Grey’s Anatomy alcançou aquilo que era considerado um sonho para Shonda Rhimes e a ABC. Todos os envolvidos se prepararam para esse momento, e com muita competência conseguiu superar ER (no Brasil, Plantão Médico), drama da NBC que ostentava o recorde com 15 temporadas.

A grande diferença entre a antiga recordista e a nova recordista é que, quando ER chegou ao fim, a série mostrava claros sinais de cansaço e desgaste de narrativa, algo que não acontece com Grey’s Anatomy, ou pelo menos não acontece na mesma proporção. Algumas pessoas reclamam que a história já deu o que tinha que dar, mas a realidade é uma só: essa série ainda tem muita audiência nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Logo, enquanto todos os envolvidos quiserem seguir em frente, ela vai continuar no ar.

No número de episódios, Grey’s Anatomy já havia superado ER no ano passado. Logo, a série colocou de vez os dois pés na história da televisão, inclusive como o drama mais veterano da história da ABC, além de ser o drama mais visto do canal.

Repito: tudo isso, mesmo com a maior queda de audiência média de sua história.