A mítica série literária de ficção científica Fundação de Isaac Asimov será adaptada como série de TV pela Apple. A produção deve estrear na nova plataforma de conteúdos por streaming na fall season de 2019.

Adaptar Fundação para a TV não será uma tarefa simples. Gigantes como Sony, Warner, Fox e HBO estão tentando isso por anos. Agora, a Skydance Television com toda a potência financeira da Apple vão enfrentar a titânica tarefa de levar ao grande público as histórias que Asimov publicou em 1942, em uma estrutura de capítulos que precisa agradar tanto aos leitores habituais quanto aos fãs desse universo.

A série será dirigida por David Goyer (roteirista de The Dark Knight e Batman Begins) e Josh Friedman (Terminator: The Sarah Connor Chronicles, A Guerra dos Mundos). A Apple Worldwide Video, nova divisão de entretenimento da gigante de Cupertino, será a encarregada da produção.

Não foram revelados detalhes sobre o argumento da série. A obra original se desenvolve ao longo dos séculos, e mostra uma nova ciência chamada Psicohistória, desenvolvida pelo matemático Hari Seldon, que detecta uma grave ameaça que pode destruir o universo.

Estamos diante de um dos maiores desafios criativos da história da televisão. Em tempos onde a criatividade está morta e enterrada, e o mundo do entretenimento vive (em partes) das adaptações das obras literárias, a adaptação de Fundação pode ser um oásis no meio do deserto.

Na verdade, sendo muito justo, a HBO faz um trabalho excelente com Westworld e Game of Thrones, a Amazon tem em The Handmaid’s Tale uma grande obra, e a Netflix manda bem em várias de suas séries. Ou seja, não estamos tão perdidos no mundo das séries. Só temos que procurá-las nos locais corretos.

Fundação não deve estrear na Apple antes de março de 2019, data que a empresa deve apresentar oficialmente a sua nova solução para vídeo on demand, que deve competir de frente com Netflix, HBO ou Amazon, entre outras.

 

Via Deadline