Uma das boas coisas que os contratos regionais que a Netflix fechou com diversas produtoras é justamente o fato de acordos diferentes afetarem regiões diferentes. Com isso, saída de uma determinada série muito popular da plataforma nos Estados Unidos não necessariamente significa também a saída dessa série no Brasil ou em outras regiões.

Pois bem, a Business Insider chegou a anunciar que a série Friends deixaria a plataforma de streaming mais popular do planeta em 1 de janeiro de 2019, deixando os fãs norte-americanos em lágrimas compulsivas. Porém, horas depois, a própria Netflix confirmou que as 10 temporadas da série dos seis amigos de Nova York permaneceria na plataforma na América Latina até 2020, pelo menos.

Vale lembrar que o acordo entre a Warner Bros (produtora de Friends) e a Netflix era válido por quatro anos, e entrou em vigor em 1 de janeiro de 2015. A saída de Friends da Netflix vem reforçado da iniciativa da AT&T em criar a sua própria plataforma de streaming no mercado norte-americano, algo que se tornou possível a partir da compra da Time Warner.

Por outro lado, bem sabemos que isso vai acontecer um dia, mas não necessariamente agora. Criar uma plataforma de streaming requer tempo e recursos financeiros, e a AT&T tem os dois. Até lá, Friends segue na Netflix, inclusive nos Estados Unidos: horas depois da notícia do BI, foi confirmado também que Friends continua na plataforma de streaming em território norte-americano em 2019.

Ou seja, a mudança de Friends para o futuro serviço de streaming da AT&T só deve acontecer em 2020 e, ainda assim, quando isso acontecer, ela deve continuar na Netflix aqui no Brasil. A não ser que aconteça uma nova negociação para uma outra plataforma que estiver disponível na época e disposta a pagar o valor pelos direitos das 10 temporadas. Nesse caso, Amazon Prime Video e, quem sabe, o Hulu (que tem planos de lançamento no Brasil) são as candidatas diretas.

Portanto, fãs de Friends no Brasil, podem respirar aliviados: a série que vocês tanto amam continua na Netflix por mais algum tempo.

Porém, fica a dica: já pensa na compra do box das 10 temporadas da série, tá?

 

Via Business Insider, @NetflixLAT, @Netflix