liga da justiça zack snyder

Todos sabemos que o filme Liga da Justiça foi originalmente concebido por Zack Snyder e finalizado por Joss Whedon, por por conta de uma tragédia familiar de Snyder.

Mas deixando esse detalhe de lado, alguns começam a procurar os responsáveis pelo fracasso do filme nas bilheterias. E, quando digo fracasso, é pelo fato do filme não conseguir se pagar no mercado doméstico (US$ 171 milhões arrecadados nos EUA, com um orçamento de US$ 300 milhões).

Alguns já culpam o mix produzido pelos dois diretores. É possível, já que visões diferentes sobre o mesmo tema dificilmente se encaixam naturalmente, ainda mais no cinema. Mesmo assim, vários dos problemas dos filmes anteriores de Snyder (O Homem de Aço, Batman vs Superman) foram corrigidos, mesmo com outros tantos presentes nessa montagem final.

Agora, temos uma petição onde 100 mil fãs querem ver a versão de Snyder na íntegra, já que alegam que muita coisa da visão original dele foi decepada do filme.

Entendo que é um direito dos fãs quererem ver a versão original de Snyder para tirar as suas próprias conclusões. Por outro lado, tal atitude também pode demonstrar uma tentativa de empurrar a culpa de tudo o que aconteceu para as costas de Whedon, o que sinceramente é algo até desonesto.

Quem pega um barco andando não pode ser responsabilizado pelo resultado negativo de um filme. Ainda mais quando você tem a Warner querendo mudar as coisas para oferecer um filme mais próximo do estilo Marvel de fazer filmes de heróis. E ninguém quer a cabeça dos executivos da Warner nesse momento.

Além disso, alguém realmente vai querer ver um filme com três horas de duração?

Eu entendo que Liga da Justiça poderia durar sim pelo menos 2h30, mas não mais do que isso. Acho que a narrativa é apressada, e mais tempo de filme ajudaria a oferecer uma história de maior qualidade.

Porém, foi uma das diversas decisões da Warner que interferiu no resultado final do longa. E a Warner aprovou esse filme exatamente do jeito que nós assistimos.

Em resumo: eu não sei se deveríamos querer a versão na íntegra de Snyder. Eu mesmo não quero, considerando o histórico dele. Mas as pessoas são livres para pedir o que quiserem.

Quem sabe a Warner ouve o clamor desse povo.

 

Para assinar a petição, acesse o texto no Change.org.