Você ficou sabendo que a Beyoncé, cantora mundialmente conhecida e uma das mais influentes do cenário da música atual, lançou um novo álbum de surpresa na semana passada nas principais plataformas de streaming? Pois é! Nem a gente. E não tinha como a gente saber.

Mesmo porque não foi um álbum novo. Muito menos um álbum da Beyoncé ou de sua gravadora.

Com o nome Queen Carter (Rainha Carter, onde Carter é o apelido do seu marido, Shawn Corey Carter, doravante conhecido como Jay-Z), dois novos discos apareceram nas principais plataformas de streaming do planeta: Have Your Way e Back Up, Rewind.

Os fãs da cantora começaram a compartilhar nas redes sociais mensagens sobre um novo álbum lançado de surpresa, sem aviso prévio ou ação promocional, no dia 20 de dezembro. E é isso: campanha orgânica e de graça. Quem não quer isso?

Não é a primeira vez que Beyoncé lançaria um disco de surpresa, mas dessa vez os fãs mais fiéis se deram conta que se tratava de um disco com canções antigas e demos. Os discos ficaram poucas horas nas plataformas de streaming onde estava disponível, e foram logo retiradas.

 

 

Ou seja, pela primeira vez Beyoncé é vítima de um álbum hoax, ou seja, um disco falso enviado para as plataformas de streaming via Soundrop, uma plataforma onde qualquer pessoa pode acessar e distribuir músicas para as principais plataformas, como Spotify, Apple Music, Deezer, Amazon Music ou Google Play Music.

Os álbuns hoax também não são uma novidade. Normalmente aparecem em fóruns especializados ou plataformas sociais como o YouTube. São discos criados por fãs e para outros fãs, mas em um mercado tão grande como o da música por streaming, é surpreendente que ninguém disparou o alarme antes sobre a existência desses dois discos.

Também é raro encontrar demos de músicas que não foram lançadas em um disco oficial, e que acabam vazando por redes de intercâmbio. Mas é a primeira vez que isso acaba acontecendo em duas grandes plataformas.

Ou seja, Queen B virou Queen Carter por causa de um hoax. E você pensando que o grande problema da sua vida era passar o Natal em família depois de tudo o que aconteceu durante as Eleições 2018…

 

Via NYT