O animador e produtor norte-americano Stephen Hillenburg faleceu aos 57 anos. O próprio Hillenburg revelou em março de 2017 que sofria de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), uma doença que não tem cura.

Hillenburg é conhecido principalmente por ter criado “Bob Esponja”, uma série de animação que estreou em em 1999 e é exibida na Nickelodeon (está na sua 12a temporada). Além disso, já lançou dois filmes centrados no personagem e um terceiro filme deve estrear até 2020.

A carreira de Hillenburg começou em 1987, participando de vários curta metragens, até que cinco anos depois ele dirigiu os seus dois primeiros trabalhos: ‘Wormholes’ e ‘The Green Beret’. Nesse mesmo ano de 1992, ele trabalhou com ‘Rugrats: Os Anjinhos’, trabalhando nos storyboards de vários episódios, e mais tarde no desenvolvimento das histórias de outros episódios.

Já em 1993, ele esteve envolvido em vários outras séries televisivas, como “A Vida Moderna de Rocko”, onde conheceu Tom Kenny, o ator que anos depois emprestou sua voz para Bob Esponja.

Hillenburg decidiu se aposentar da sua mais famosa criação, depois de Bob Esponja estrear nos cinemas em 2004. Ele passou a se concentrar em outros projetos, mas coincidindo com o lançamento do segundo filme em 2015, voltou a ter uma maior presença na produção da série.

Descanse em paz.