the-simpsons-fox

Desenhos animados. Atire uma pedra quem nunca assistiu um desenho animado em sua vida? Bom, tem sempre as almas amarguradas e tristes (abraço, @fabiano_sjc), mas em linhas gerais, todo mundo que eu conheço já viu um desenho animado na vida. Nem que seja um. Desde Looney Tunes até South Park.

Em tempos onde canais de TV consideram Tom & Jerry “politicamente incorretos” (sério, está rolando isso no Brasil), o TV Guide resolveu estimular a nossa memória afetiva, listando os 60 maiores desenhos animados de todos os tempos. Os dez primeiros colocados estão classificados na ordem de importância, e os 50 nomes restantes estão em ordem alfabética.

Dessa vez, vamos mostrar a lista na ordem crescente, pois na primeira posição, não há mistérios. E você pode até não achar o #1 mais essa Coca-Cola toda, mas é inegável que é a maior série de animação da história. Mesmo depois que um meteoro cair sobre a Terra.

1. The Simpsons | Os Simpsons (1989 – presente)
Não sabemos exatamente onde Springfield fica. Ou qual cidade representa nos Estados Unidos. Pode ser qualquer cidade. Mas ao menos sabemos chegar no endereço 742 Evergreen Terrace. Lá, Homer, Marge, Bart, Lisa, Maggie, seus vizinhos e amigos tornam as nossas vidas mais divertidas, dando risada de nossas manias, costumes… enfim, tirando sarro do “american way of life” por mais de 500 episódios. É apenas a série roteirizada de maior tempo no primetime da TV norte-americana, e uma das produções de TV mais premiadas de todos os tempos, mais vista ao redor do planeta… enfim, a lista é longa.

2. The Flitstones | Os Flintstones (1960 – 1966)
Sem essa série não existiria Os Simspsons no mundo. Totalmente inspirada na série The Honeymooners (só que às avessas), a comédia pré-histórica criada por William Hanna e Joseph Barbera foi a primeira série de animação a ser exibida no horário nobre da TV dos Estados Unidos, mostrando a vida dos Flintstones e dos Rubbles ao longo de seis temporadas. Com ela, diversos remakes, spinoffs e especiais foram produzidos – até dois filmes em live-action -, alegrando várias gerações com um simples bordão: “yabba dabba do”.

3. Looney Tunes | Pernalonga e Patolino (1960 – presente)
Eles começaram com alguns curtas de animação na década de 1930, e se tornaram parte da cultura pop norte-americana quase de de imediato. Com personagens icônicos e atemporais, que são populares até hoje (Pernalonga, Patoliono, Frajola, Piu-Piu, Papa-Léguas, Wile E. Coyote, Hortelino Troca Letra, e tantos outros), com uma assinatura que é presente no mundo todo: “that’s all, folks!”.

4. Peanuts | Snoopy & Charlie Brown (1965 – presente)
Charles M. Schulz é um gênio! O primeiro desenho animado a conquistar crianças e adultos, apresentando sacadas geniais, textos inteligentíssimos e até questões filosóficas para entreter e fazer pensar. Os especiais de Natal e Halloween com Charlie Brown e sua turma são reprisados até hoje, e se tornou uma das mais legais referências de cultura pop do planeta.

5. Scooby-Doo (1969 – presente)
Quem diria que uma série de animação com um grupo de jovens investigadores de atividades paranormais, composto por um playboy, uma patricinha, uma nerd, um “laricado” (entendam como quiser) e um sempre faminto cachorro falante pudesse dar certo, conquistando fãs ao redor do planeta por mais de cinco décadas? Começando com o original “Scooby-Doo, onde está você?” e seguindo em múltiplas séries e filmes em live-action, a turma do Scooby solucionou centenas de mistérios, com uma longevidade impecável e inabalável.

6. Rocky and His Friends/The Bullwkinkle Show | Rocky e Seus Amigos/O Show do Bullwinkle (1959 – 1964)
Essa aqui foi mais vista pelos nossos pais, mas está na história da TV norte americana. Um alce e um esquilo, que são heróis. Uma animação sem os mesmos recursos tecnológicos de hoje, que compensava em apresentar uma inteligente sátira do cotidiano daquela época. Cada episódio fazia a alegria da criançada (aka nossos pais e, em alguns casos, avós).

7. Batman: The Animated Series | Batman: Série Animada (1995 – 1995)
Batman: The Animated Series foi, talvez, a melhor adaptação para séries de animação para o Cavaleiro das Trevas. Com Kevin Conroy fazendo as vozes de Batman/Bruce Wayne, a série apresentava uma seriedade e profundidade que, na época, fez com que muitos fãs ficassem satisfeitos, e se sentissem representados pela iniciativa. Parabéns, Warner Bros!

8. SpongeBob SquarePants | Bob Esponja Calça Quadrada (1999 – presente)
Com um olhar otimista sobre o mundo e roupas confortadas, Bob Esponja vivia a sua vidinha no fundo do mar, com um amigo caranguejo, um chefe polvo narcisista, e toda uma comunidade de animais marinhos malucos, desajustados e divertidos. É, até hoje o maior símbolo do canal Nickelodeon, e um dos desenhos mais queridos de toda uma geração.

9. Family Guy | Uma Família da Pesada (1999 – 2002; 2005 – presente)
Seth MacFarlane construiu um verdadeiro império de série de animação na Fox. E tudo começou por Family Guy. Mostrando a história ácida da família Griffin, moradores de Quahog, Rhode Island, a série já foi cancelada uma vez, mas voltou do mundo dos mortos para ser uma das melhores séries de todos os tempos, apostando na irreverência, ousadia e da mente de drogado de MacFarlane. Em 2009, a série recebeu uma rara indicação na categoria de Melhor Série de Comédia no Emmy Awards. Foi o ápice da história de Family Guy.

10. South Park (1997 – presente)
Nenhuma série de animação explorou tanto os limites quanto South Park. Criada por Trey Parker e Matt Stone, já sobreviveu a 16 temporadas de processos, acusações das mais diversas, e críticas dos inúmeros grupos conservadores. Mesmo assim, Stan, Kyle, Cartman e Kenny continuam na sua empreitada de tirar sarro de tudo e todos, indo de Michael Jackson até Barbra Streisand, passando obviamente por Tom Cruise.

Os outros 50 nomes da lista (em ordem alfabética): 

Adventure Time
Animaniacs
Archer
Avatar: The Last Airbender
Batman Beyond
Batman: The Brave and the Bold
Battle of the Planets
Beavis and Butt-Head
Bob’s Burgers
Daria
Dexter’s Laboratory
Dora the Explorer
Drawn Together
The Fairly OddParents
Fat Albert and the Cosby Kids
Futurama
George of the Jungle
Gravity Falls
He-Man and the Masters of the Universe
The Huckleberry Hound Show
Iron Man: Armored Adventures
Jem and the Holograms
The Jetsons
Jonny Quest
Josie and the Pussycats
Justice League/Justice League Unlimited
Kim Possible
King of the Hill
The Magilla Gorilla Show
Mighty Mouse
My Little Pony: Friendship Is Magic
Phineas and Ferb
The Pink Panther Show
Pinky and the Brain
Popeye the Sailor
The Powerpuff Girls
Ren & Stimpy
Rugrats
Samurai Jack
The Smurfs
The Spectacular Spider-Man
Star Wars: The Clone Wars
Super Friends
Superman: The Animated Series
Teenage Mutant Ninja Turtles
Tom and Jerry
ThunderCats
Underdog
Woody Woodpecker
The Yogi Bear Show

Via TV Guide