O Oscar 2018 segue dando o que falar.

Muita gente se lembra da alfinetada lançada por Natalie Portman no Globo de Ouro 2018, quando deixou claro a ausência de mulheres entre os finalistas na categoria Melhor Direção. Emma Stone decidiu fazer o mesmo discurso de crítica no último domingo (4), e não teve o mesmo apoio.

Stone mandou um “esses quatro homens e Greta Gerwind criaram esse ano suas próprias obras primas”. Sua reivindicação feminista foi criticada por ser considerada uma falta de respeito a dois cineastas indicados: Guillermo del Toro (latino) e Jordan Peele (afro-americano), dois membros das minorias.

Curiosamente, Emma Stone não deveria entregar o prêmio de Melhor Diretor. Como ela venceu o prêmio de Melhor Atriz em 2017 por La La Lan, Stone deveria apresentar a categoria de Melhor Ator, e Casey Affleck a de Melhor Atriz.

Mas diante das polêmicas envolvendo Affleck, a organização optou por deixar Stone em direção, convocando duplas de mulheres nas categorias de interpretação: Jane Fonda e Helen Mirren por um lado, Jodie Foster e Jennifer Lawrence por outro.

De qualquer forma, Emma Stone e Jennifer Lawrence ainda contam com a foto mais divertida do Oscar 2018, e é isso o que realmente importa nesse momento.