Meninas Malvadas é um dos filmes mais icônicos dos últimos 20 anos, pelo menos.

O roteiro de Tina Fey, baseado em parte de suas experiências pessoais no colegial, é muito a frente do seu tempo. Fala de bullying quando a palavra ainda não existia, mas principalmente aborta de forma sarcástica e escancarada as práticas sociais dos adolescentes que perduram até hoje, mas que já se faziam presentes ao longo das décadas, e que foram atualizadas com o passar das gerações.

Sem falar que o elenco desse filme é foda, com vários atores que se transformaram em grandes astros do cinema e da TV norte-americana.

É um filme tão emblemático, que virou símbolo de cultura pop para os adolescentes que se identificaram de forma imediata com todas as situações abordadas na sua narrativa. Incluindo é claro o romance da jovem totalmente desconectada da realidade juvenil Cady Heron (Lindsay Lohan) com o estudante descolado e super popular Aaron Samuels (Jonathan Bennett).

Hoje, 3 de outubro de 2018, duas fortes referências do filme se alinham.

 

 

A primeira referência está em uma das cenas de devaneio de Cady, que fica embasbacada quando Aaron se vira para trás e, de forma banal, pergunta: “Que dia é hoje?”. E, com o desejo quase incontrolável de mostrar ao rapaz que sabe consultar um calendário, Cady responde “3 de outubro”, e enfatiza isso na sua narrativa.

A segunda referência está associada à cultura estabelecida pelas Mean Girls. Como rainha controladora de todas as mecânicas sociais do colégio (ou pelo menos do seu grupo de fiéis seguidoras), Regina George (Rachel McAddams), a abelha rainha do grupo das meninas mais descoladas do colégio, determinou que, em todas as quartas, ela e o seu grupo de amigas usariam roupas na cor rosa.

 

 

A ideia aqui é mostrar a falta de identidade do adolescente médio, que sempre vai na onda de alguém ou do coletivo. Por outro lado, acaba sendo oportuno, pois estamos no mês da campanha do Outubro Rosa, para a prevenção e combate ao câncer de mama.

Ou seja, duas referências que se alinham de forma perfeita por vários aspectos.

Ah, é importante lembrar aos mais desavisados: a próxima vez que isso vai acontecer (3 de outubro em uma quarta-feira) é em 3 de outubro de 2029. Logo, aproveite o dia de hoje para encher a internet de memes e referências.