Um CTRL + C e CTRL + V gigante do Globo de Ouro 2019. Assim poderíamos definir o Critics’ Choice Awards 2019. Mas não é bem assim.

A premiação organizada pelos especialistas da Broadcast Film Critics Association e da Broadcast Television Journalists Association apresentou os melhores do ano em um cenário um pouco mais próxima à visão que o Oscar 2019 pode entregar daqui a pouco mais de um mês (Oscar 2019 acontecerá no dia 24 de fevereiro), e ter uma sintonia com os votantes do prêmio da Associação dos Jornalistas Estrangeiros não é algo tão ruim assim.

Na verdade, o Critics’ Choice Awards 2019 deu um bom esboço inicial de como será a lista final dos indicados ao Oscar 2019 e os seus potenciais vencedores.

Ao meu ver, alguns vencedores já são dados como certos, pois estão tomando de assalto todas as premiações em suas categorias. Por exemplo, Mahershala Ali, Glenn Close, Christian Bale e Alfonso Cuarón só não levam os seus Oscars em suas respectivas categorias se alguma surpresa enorme acontecer. Talvez Glenn Close perca para Lady Gaga por causa da ‘regra Meryl Streep’ (várias vezes indicada, mas com poucas vitórias).

Roma também deve levar como Melhor Filme no Oscar, pois é considerado por muitos uma obra prima de Alfonso Cuarón.

Ou seja, a lista do Critics’ Choice Awards foi mesmo muito similar à lista do Globo de Ouro, e salvo surpresas, será a mesma lista de indicados ao Oscar 2019 (que será anunciada em 22 de janeiro) e os vencedores devem ser os mesmos.

As grandes surpresas da noite ficaram por conta dos empates em duas categorias de atrizes: Amy Adams por Sharp Objects e Patricia Arquette por Escape at Dannemora (Melhor Atriz em Limited Series ou Telefilme); e Glenn Close, por A Esposa e Lady Gaga por Nasce Uma Estrela (Melhor Atriz de Cinema).

No caso do empate de Glenn Close e Lady Gaga, aqui talvez uma ponta de dúvida fique aberta em função da escolha para vencedora da categoria. Tudo aponta para Gleen Close vencer por A Esposa, mas hoje vemos que Lady Gaga pode surpreender. Até arrancou um empate dos críticos, algo que não é fácil.

E nas categorias de TV, o Critics’ Choice Awards 2019 também manteve os resultados do Globo de Ouro que, por sua vez, foram muito próximos aos do Emmy Awards. Com exceção de The Marvelous Mrs. Maisel que pegou de volta o prêmio de Melhor Série de Comédia (que no Globo de Ouro 2019 foi para The Kominsky Method).

O Critics’ Choice Awards 2019 foi um evento flat, normal, tranquilo, sem trocas de envelopes. Vamos esperar que o SAG Awards 2019 mantenha o bom ritmo. Mas antes disso, teremos a lista final de indicados ao Oscar 2019, e o clima pode começar a esquentar. De novo.