Estão acusando a Disney de plagiar capas de discos lançadas em 2015 nos cartazes promocionais de Han Solo: Uma História Star Wars.

O ilustrador francês Hachim Bahous acusou a Disney de plagiar seu trabalho, e não apenas pede os créditos, mas também que lhe paguem pela ‘inspiração’ dos trabalhos que desenvolveu para a Sony Music France/Legacy Recording France.

 

 

É um tema polêmico, mas nesse caso não é uma simples inspiração. Quando comparamos os dois trabalhos, fica claro que o designer que a Disney contratou para criar os cartazes de Solo pegou o conceito de Bahous, e nem fez força para esconder isso.

A Disney não se manifestou sobre o assunto, mas o time de relações públicas da empresa tenta apagar o incêndio. É possível que a Disney e a Sony tenham chegado a um acordo, e que não existe a responsabilidade de notificar Bahous sobre esse acordo.

A Disney pode ter simplesmente pago pela reedição dos direitos do mesmo, mas é estranho pensar que logo a Disney, que tem potencial (e dinheiro) suficientes para criar designs por si precisasse comprar trabalhos de terceiros.

 

 

+info