friends-series-finale

Em 6 de maio de 2004, foi exibido nos Estados Unidos (e simultaneamente no Brasil) o series finale de Friends (NBC), uma das melhores comédias de todos os tempos, e uma das mais bem sucedidas da história da TV. Com alguns dos índices de audiência mais elevados de todos os tempos, a comédia dos seis amigos é uma daquelas que fecharam um ciclo na TV, principalmente na NBC.

Hoje, 6 de maio de 2014, lembramos os 10 anos de “The Last One”, último dos 236 episódios exibidos da série. O episódio é um dos mais vistos de todos os tempos, sendo esta a segunda maior audiência de toda a série (só perdendo para “The One After the Super Bowl”, por motivos óbvios). Desde então, com muitas idas e vindas da TV e do elenco principal, vimos que os rumos dos nossos amigos que Nova York tomaram rumos diferentes.

Não sabemos como ficou o futuro de Chandler, Phoebe, Rachel, Ross, Monica e Joey na íntegra, mas os corpos que essas almas ocuparam estão ainda em nossa alça de mira. A seguir, vamos tentar resumir o que o destino reservou para os membros do elenco regular de Friends. Alguns deles podem ser encontrados em alguns canais.

E todos eles ainda podem ser vistos juntos, nas intermináveis reprises do Warner Channel… enfim, segue a lista:

Courtney Cox (Monica Geller): uma das que menos sofreu da chamada “maldição de Friends”. Na verdade, teve apenas um “fracasso”, que foi Dirt. Depois disso, engrenou (de forma surpreendente) com Cougar Town em 2009, e está no ar até hoje. Com participações especiais em Web Theraphy (de Lisa Kudrow), Go On (já cancelada, com Matthew Perry) e Scrubs, se dedica mais à TV do que ao cinema.

Lisa Kudrow (Phoebe Buffay): essa deu os seus pulos. Logo após o fim de Friends, estreou The Comeback (HBO), onde atuou, dirigiu e produziu. Durou uma temporada. Depois de várias participações especiais, engrenou o projeto da websérie Web Theaphy, que obteve sucesso na internet, e foi absorvida como série regular no Showtime. Com várias participações especiais em diversas séries, se tornará uma workaholic da TV, já que The Comeback foi ressuscitada nessa semana pela HBO.

Jennifer Aniston (Rachel Green): essa praticamente abandonou a TV. Depois de se divorciar de Brad Pitt (que a trocou por Angelina Jolie), Aniston dedicou sua carreira ao cinema, com várias comédias românticas na lista. Entre as pouquíssimas participações especiais na TV, há créditos em Dirt (com Courtney Cox) e 30 Rock.

David Schwimmer (Ross Geller): o que mais fez questão de fugir da dita “maldição de Friends”. David não assumiu nenhum projeto em elenco principal, se dedicando à parte de produção e direção de TV e cinema. Sem falar nos projetos alternativos (teatro, principalmente). Talvez a participação mais relevante do ator na TV em 10 anos foi em Band of Brothers (HBO). Em Web Teraphy (com Lisa Kudrow), participou quando ainda era websérie. Dirigiu episódios de Joey (com Matt LeBlanc), e o piloto de Growing Up Fisher (NBC). E no cinema, emprestou sua voz para os três filmes da animação Madagascar. Pode voltar para a TV em 2014, se o piloto da comédia Irreversible (ABC) for aprovado.

Matt LeBlanc (Joey Tribbiani): Matt fez pouco, mas até que se deu bem. No cinema, em 10 anos, fez apenas um filme (Lovesick, em fase de pós produção). Sofreu um pouco da “maldição”, já que Joey (NBC) foi cancelada com 46 episódios, mas engrenou Episodes (Showtime), que já está na sua terceira temporada. Detalhe: fazendo Joey Tribbiani disfarçado de Matt LeBlanc. Aliás, você sabia que, antes de Friends, LeBlanc tentou engrenar DOIS spinoffs de Married… with Children? Sem sucesso, é claro…

Matthew Perry (Chandler Bing): o ator/personagem preferido de muita gente foi o que mais sofreu da “maldição de Friends”. No cinema, o último filme relevante dele é “17 outra vez”, de 2009. Na TV, a lista de fracassos está se tornando grande: Studio 60 on the Sunset Strip (NBC), Mr. Sunshine (ABC) e Go On (NBC). Vai tentar de novo na sitcom The Odd Couple (CBS), que está pendente de aprovação de piloto. Se deu melhor pelas suas participações especiais em The Good Wife (CBS).

Enfim, Friends faz falta. Principalmente para a NBC, que luta para encontrar uma comédia que faça sucesso no canal. Para nós, fãs, fica aquele sentimento saudosista, de bem querência, e da certeza que, a qualquer momento que sintonizarmos no Warner Channel, estará passando um episódio da série. De qualquer forma, é uma data para se lembrar. É uma das últimas vezes que me prendi ao horário de um episódio exibido na TV.

Bons tempos…