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Quem ouve o SpinOff Podcast sabe que a próxima frase é verdadeira: nós avisamos. E, dessa vez, nem Ryan Seacrest conseguiu salvar.

A fall season 2013 mal começou, e a NBC já nada nos mares do desastre. Em 16 de setembro, fontes próximas ao canal informaram que o chefe de programação de reality, Paul Telegdy, implorava aos funcionários do seu departamento para que eles olhassem os números da primeira semana de The Million Second Quiz, ignorasse toda a queda vertiginosa de audiência, e se focasse exclusivamente na inovação digital que o programa estaria oferecendo.

Segundo as fontes (sim, são mais de uma), Telegdy sugeriu que ele e os seus chefes na NBCUniversal não pensam no programa com arrependimento. Até porque “não há motivos para você se arrepender” quando o programa estreia em 09 de setembro com 6.5 milhões de audiência, e no dia 14 de setembro (ou seja, menos de uma semana depois da estreia) eles perdem mais da metade dessa audiência. Não é mesmo, amigo leitor?

Na verdade, até essa estreia já decepcionou. Pense em tudo o que a NBC investiu, montando um estúdio de vidro no meio de Manhattan, gastando uma grana violenta na contratação de Ryan Seacrest, nos contratos publicitários só para esse programa… mas nada disso importa. Telegdy disse depois da estreia do programa que “nós verificamos diversas outras métricas além da audiência”. Tá certo…

Mesmo assim, não há o que discutir que o quiz show de 10 noites consecutivas foi um fracasso. A NBC falhou em criar uma nova franquia de realitys, ou oferecer uma base de lançamento para promover a sua nova temporada. A prova disso é que o CEO da NBC Broadcastin, Ted Harbert, fez uma declaração pública, afirmando que a o programa poderia crescer em audiência nas noites onde o futebol americano da NFL não era exibido…

…porém, nesses dias, a audiência do programa CAIU AINDA MAIS!

Ryan Seacrest, tentando ser um ótimo profissional (e ele é), tentou tirar a série do buraco, utilizando a sua conta pessoal do Twitter (com mais de 11 milhões de seguidores) para mobilizar a série nas redes sociais. De quebra, apareceu no Today show da NBC. Nada disso adiantou.

A coisa estava tão “na draga”, que o aplicativo do programa – que era o grande trunfo da própria NBC, em nome da interação da audiência com o que acontecia na tela – não funcionou direito em nenhum momento, e a produção foi forçada a tirar todo mundo do estúdio de vidro em Nova York para um dos estúdios fechados da NBC. Também não deu certo.

O formato para muitos espectadores era algo confuso, até mesmo para alguns executivos da NBC, que afirmaram internamente: “eu trabalho aqui, e eu não consigo entender como isso funciona”.

O fiasco se confirmou quando no dia 13 de setembro, Million Second Quiz ficou atrás na audiência de reprises de Undercover Boss (CBS) e Last Man Standing (ABC). Na noite seguinte, a sua demo 18-49 foi de 0.7, com um leve aumento para 1.0 em 16 de setembro. Mesmo assim, foi a última entre os grandes canais abertos (menos a CW, que como você sabe, não conta, porque é café com leite).

A cereja do bolo? Na noite de 16 de setembro, o game show só foi melhor na audiência que a horrorosa série Siberia… que também é da NBC!

Não há mais degraus a descer. Que #fail, hein, NBC? Mas nós avisamos que isso iria acontecer.

Via THR