Por trás de cada programa de TV, há um time de roteiristas esforçados em entregar boas histórias para a audiência. Apesar da maioria das séries serem histórias de ficção, algumas storylines coincidem com a realidade.

Nesse post, temos uma lista de cinco séries que previram fatos que aconteceram na vida real. Detalhe: nenhuma das previsões está relacionada com Os Simpsons.

 

1. Parks and Recreation e a privacidade no Facebook

 

 

Em 2015, a sétima temporada de Parks and Recreation se passava em 2017, e um dos episódios mostrou com uma empresa quis oferecer WiFi de graça para toda a cidade. Na prática, a empresa usava do presente para colher informações privadas dos moradores, lendo suas mensagens, históricos de compras e conversas de chats. Na série, a tal empresa pediu desculpas pelos seus erros com um concerto de graça com Beyoncé e U2. Talvez essa última ideia Mark Zuckerberg poderia considerar.

 

2. Arrested Development e o muro de Trump

 

 

Na quarta temporada de Arrested Development, em 2013, a construtora da família Bluth tenta levar adiante a construção de um grande muro para separar a fronteira dos Estados Unidso com o México. Lucile Bluth teve essa ideia absurda depois que sua empregada Lupe fez uma mancha com branqueador no seu blazer. Porém, o muro seria financiado pela máfia chinesa. Será que Trump era fã da série?

 

3. Bojack Horseman e o erro no Oscar

 

 

Bojack Horseman estava na corrida para ser indicado ao Oscar de melhor ator por sua interpretação em Secretariat. Depois de realizar a campanha em eventos e festivais, ele foi conferir o evento do anúncio dos indicados, conduzido por seu amigo Mr. Peanutbutter. Logo depois de escutar seu nome, foi comemorar. Mas no meio da festa, chegou o Mr. Peanutbutter e confessou que perdeu a lista verdadeira dos indicados um pouco antes de realizar o anúncio, e todos os nomes que ele disse foram inventados. O episódio foi ao ar na Netflix em julho de 2016.

 

4. Scrubs, e a localização de Osama Bin Laden

 

 

Em 2011, Osama Bin Laden morreu durante uma ação militar dos EUA. Os serviços de inteligência localizaram a área onde ele estava, a 55 km ao norte de Islambad (Paquistão). Ele poderia ser encontrado anos antes, em 2006, quando a série médica especulava sobre a localização do terrorista, citando o Paquistão. Há quem diga que Bin Laden estava no país desde 2006 retido pela ISIS. Será que o roteirista de Scrubs tinha informações privilegiadas?

 

5. Black Mirror e o sistema de pontos na China

 

 

Em 2016 estreou a terceira temporada de Black Mirror. No episódio Nosedive, vemos um futuro onde as interações sociais eram classificadas por um sistema de cinco estrelas. A nota de cada pessoa tinha um grande impacto na vida diária, e a protagonista do episódio precisava de uma pontuação melhor para comprar em uma loja de luxo. Em 2017, começou a operar na China um aplicativo que acumula as informações financeiras de cada usuário, onde uma boa pontuação pode significar o acesso a condições favoráveis para empréstimos ou arrendamento de imóveis. Na série, o sistema de pontuação não terminou bem, o que deixa um pouco de medo sobre o que pode acontecer na China.