Não deu nem tempo de você preparar o seu voto.

A Academia de Hollywood (AMPAS) escutou as diversas críticas (sério, não foram poucas) e retirou a categoria Melhor Filme Popular do Oscar 2019, e sua inclusão está adiada por tempo indeterminado.

Depois do anúncio da nova categoria no começo de agosto, a ideia era que a mesma estivesse presente na 91a edição dos Academy Awards, que acontece em fevereiro de 2019. Mas hoje (6), a AMPAS confirmou que isso não vai acontecer, e que a inclusão da categoria “merece ser analisada mais a fundo”.

 

 

Demais mudanças estão mantidas

 

A Academia reconheceu que a categoria deixaria em desvantagem os filmes que estrearam entre janeiro e julho de um ano, uma vez que a nova categoria foi anunciada em agosto, e que todas as produções dentro daquela janela “não tiveram tempo” para planejar uma estratégia para serem merecedores de uma indicação.

As reações foram diversas, e a AMPAS entende que é necessária uma maior discussão entre os membros. Por outro lado, também não foram estabelecidos os critérios ou processo de votação utilizado para determinar quais filmes seriam elegíveis a esta categoria, nem mesmo como os indicados seriam selecionados. Seria apenas uma categoria para reconhecimento dos filmes populares, e nada mais.

As demais mudanças planejadas para o Oscar 2019 estão mantidas: a estrutura e formato do evento, que terá no máximo três horas. Para isso, a entrega de 6 a 8 prêmios acontecerá no recinto, mas não será transmitida ao vivo, mas em modo de resumo, em um momento posterior.

Outra mudança é a data dos Academy Awards, que acontecerá no começo de fevereiro, mudando todo o calendário de planificação para ter tudo quase pronto uma vez que o ano termine.

Não está claro se a categoria de Filme Popular voltará ao programa do Oscar e quando isso vai acontecer. Apesar dos membros da AMPAS votarem a favor, parece que eles precisam planejar melhor como fazer isso.

A principal crítica é que, com tal categoria, o Oscar corria o risco de virar um MTV Movie Awards.