Mohamed Sanu

Acredite, se quiser: a NBC foi o canal mais visto da temporada 2013-2014. É a primeira vez que isso acontece em dez anos, derrubando um reinado da CBS que parecia algo imbatível.

Primeiro, vamos esclarecer as coisas. A NBC teve uma média de demo 18-49 anos de 2.7 no horário nobre, ao longo de toda a temporada. Esse é um aumento de 13% em relação ao ano passado, e é o maior ganho de audiência do Canal do Pavão nos últimos 26 anos, além de ser o maior ganho de qualquer um dos grandes canais abertos dos EUA (a CW é café com leite, e não vou mais discutir esse assunto com vocês) em nove anos.

A Fox ficou na segunda posição, com uma demo média de 2.5, seguida pela CBS (2.4, perdendo 17%) e a ABC – tal como o @oEduardoMoreira bem previu), virou a “nova NBC”, com uma demo de 2.1 (-5%).

Algumas coisas explicam a vitória da NBC. Porém, se você pensa que foi tudo por conta dos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014, está enganado. Mesmo sem aquelas 18 noites, o canal já teria a maior demo da temporada. Aliás, os Jogos Olímpicos só perderam em demo para o Super Bowl (Fox), e ainda assim, por pouco (3.13 milhões contra 3.18 milhões).

Os números da NBC ficaram realmente inflados com o futebol americano. O Sunday Night Football foi um campeão de audiência, e os jogos de playoffs transmitidos pelo canal foram alguns dos mais vistos da história dos Estados Unidos.

Além disso, The Voice conseguiu um aumento de audiência considerável na penúltima temporada (segundo semestre de 2013), e The Blacklist venceu em seu horário na maioria das noites. E essa era uma audiência que o canal não tinha na temporada anterior.

Na audiência geral, a CBS segue como líder (e se auto proclama “A Rede de TV mais vista da America”), sendo este o sexto ano consecutivo com a maior audiência geral, e o 11º ano com vitória nos últimos 12 anos. A NBC ficou com a segunda posição, ganhando 33% de audiência em média (9.3 milhões de espectadores na média da temporada). É a primeira vez na década que a NBC deixa a lanterninha dos quatro grandes, e os 2.3 milhões de espectadores a mais na média da temporada representam o maior ganho de audiência geral de qualquer canal nos últimos 25 anos.

Uma última curiosidade: a CBS perdeu o título de canal líder na demo mesmo tendo a comédia mais vista (The Big Bang Theory), a comédia nova mais vista (The Millers) e o drama mais assistido (NCIS), mas na geral, tem uma média de 10.7 milhões de espectadores (-9%). A ABC tem média de 7.6 milhões (-3%), e a Fox ficou com 7.35 milhões (-4%).

Via