Já era esperado.

A cobertura da NBC para a 70a edição do Primetime Emmy Awards registrou mais uma queda de audiência ao se deslocar para uma segunda-feira.

Lembrando que essa mudança foi motivada (muito em partes) pelo fato da NBC exibir no domingo o Sunday Night Football, jogo do horário nobre do campeonato de futebol americano da NFL, que naturalmente dá muito mais audiência que o Emmy Awards.

Porém o movimento apenas reforçou a tendência de queda de audiência do evento, algo que podemos testemunhar a cada ano, independente do canal que exibe a premiação, e independente de qualquer mudança que a produção do programa execute para deixar o evento mais ágil, como foi o caso desse ano.

O Emmy Awards 2018 alcançou uma média de 10.1 milhões de espectadores na audiência total, e uma demo 18-49 anos de 2.4. A queda foi de 10% e um décimo respectivamente em comparação com o mesmo evento em 2017.

É o quinto ano consecutivo que o Emmy Awards perde audiência, independente do canal em que é exibido.

A última vez que a NBC exibiu o Emmys também o fez em uma segunda-feira, e foi em 2014. Naquela oportunidade, a queda de audiência foi de 11% em relação ao mesmo evento exibido em 2013.

De um modo geral, as premiações exibidas pela TV nos Estados Unidos tiveram um ano bem difícil. O Oscar 2018 experimentou uma queda de 16% na audiência em relação ao mesmo evento em 2017 (o que resultou em mudanças por parte da Academia, com a promessa de um evento que vai durar no máximo três horas em 2019), e o Grammys perdeu 20% de audiência em comparação ao mesmo evento no ano passado.

De qualquer forma, o Emmy Awards 2018 ainda venceu a noite nas duas métricas, apesar do fato de não enfrentar as principais séries da fall season e nenhum jogo de futebol americano na TV aberta (na TV paga, ainda tinha o Monday Night Footbal na ESPN, o que deve ter canibalizado parte da audiência da premiação).