Você, que encheu o saco de todo mundo porque afirmou aos quatro ventos que Yalitza Aparicio não deveria estar entre as indicadas ao Oscar 2019 porque “ela nem é atriz, não fez curso para isso”… eu lamento por você! Preconceito e ignorância de sua parte.

Vários atores que muita gente admira hoje também não passaram por cursos de atuação, e estão aí, fazendo a alegria de todo mundo.

Lista a seguir.

 

 

Johnny Depp

 

 

O fetiche de Tim Burton sequer tinha intenção de ser ator. Ele simplesmente estava sem ter o que fazer em um belo dia, e um amigo seu pediu para que ele o acompanhasse em uma audição. Seu amigo conseguiu o papel, mas quando os dois estavam prestes a ir embora, o diretor Wes Craven pensou que Johnny Depp seria perfeito para o papel de Glen em A Nightmare on Elm Street. Já o seu amigo era Jackie Earle Haley (o Freddie Krueger no remake de 2010).

 

 

Sarah Michelle Gellar

 

 

Recrutada por um caça talentos aos quatro anos de idade, estreou no telefilme An Invasion of Privacy. Desde então, lutou para ajudar a sua mãe e seguir adiante nos estudos. Por causa do trabalho, ela faltava muito na escola. Logo, entrou para a escola de atuação Fiorello H. LaGuardia High School of Music & Art and Performing Arts, mas teve que deixar o curso quase no começo por causa dos projetos constantes na atuação.

 

 

Danny Trejo

 

 

Mais um que não estudou atuação por completo. Foi contratado para filmar porque encontrou um amigo em um set. Sua aparência rude e sua voz rouca o tornaram perfeitos para papeis como em Machete.

 

 

Rosario Dawson

 

 

Tem careira consolidada, mas a única experiência que teve antes do estrelato foi uma aparição muito breve em Vila Sésamo, e quando ela ainda era criança. De forma eventual, sem procurar ou fazendo qualquer esforço, os fotógrafos Larry Clark e Harmony Korine viram ela sentada na porta de casa, e entenderam que ela era perfeita para um papel em Kids (1995), um filme muito controverso. Ela, com 15 anos de idade, e sem nada melhor para fazer na vida, decidiu participar do filme. E o resto é história.

 

 

Harry Styles

 

 

O antigo membro do One Direction não tinha experiência em atuação, até que ficou famoso na banda. Porém, aceitou o convite de Christopher Nolan para estar em Dunkirk. Aliás, o diretor nem sabia quem era ele na hora da audição, e baseou a sua escolha porque Styles fez o melhor casting entre todos que se apresentaram para o papel. E simplesmente arrasou no filme.

 

 

E, finalmente… Yalitza Aparicio

 

 

A inveja é uma merda, e muitos criticam ela por ser indicada ao Oscar sem sequer ser atriz. Pois bem, esse post mostra como tem gente ignorante e preconceituosa nesse mundo. E a educadora obteve reconhecimento mundial por interpretar a empregada doméstica Cleo em Roma.

A revista time considerou esta ‘a melhor atuação de 2018’, e apesar de sua origem mixteca, ela não falava a sua língua, algo que teve que aprender para o filme. Além do fato dela ser a primeira mulher de origem indígena a ser indicada para um Oscar.

Nada mal para apenas uma atuação em toda a sua carreira.