A ABC decidiu renovar Agents of SHIELD para uma sétima temporada vários meses antes da estreia da sexta temporada, prevista para o verão de 2019. Para uma série que sofreu muito para ser renovada nas últimas temporadas, essa renovação antecipada é uma enorme surpresa.

Porém, é importante lembrar que é uma série paga pela Marvel, que é propriedade da Disney. Ou seja, há vários interesses comerciais internos em jogo.

Sem falar que a renovação pode estar relacionada com a possibilidade de reduzir custos, já que a produção pode rodar a sexta e a sétima temporada de forma consecutiva. A sexta temporada terá apenas 13 episódios, e tudo indica que a sétima recebeu a mesma encomenda de episódios.

Aliás, quando anunciada a sexta temporada seria exibida no verão de 2019, já se imaginava que esta seria a última da série, sendo que até os seus produtores chegaram a afirmar que escreveram o último episódio da temporada como um series finale.

A ABC também anunciou que o elenco principal da sétima temporada será composto por Ming-Na Wen, Chloe Bennet, Iain De Caestecker, Elizabeth Henstridge, Henry Simmons, Natalia Cordova-Buckley e Jeff Ward. Clark Gregg não foi confirmado, o que deixa o seu futuro na série como indefinido.

Agents of SHIELD nunca foi um campeão de audiência na TV tradicional, mas ganha público nas plataformas de streaming. E essa é uma das explicações para ela não ser cancelada. Vamos ver como será o comportamento quando a Disney+ estrear.