The Vampire Diaries

Fãs, não tomem como crítica o título desse post. É um elogio dos mais sinceros.

A próxima temporada marca não apenas o fim de The Vampire Diaries, mas também a conclusão de um dos grandes acertos da CW. Para uma série que inicialmente tinha uma história rasa, indo totalmente no vácuo do sucesso da saga Crepúsculo, conseguiu tomar uma dimensão enorme para o que se propôs, gerou um spinoff que engrenou, e é uma das séries mais vistas do planeta.

 

O que importa é que deu muito certo

Deixemos de lado os aspectos que normalmente fazem com que eu me afaste de produções desse tipo. Esquecemos por alguns instantes que é um drama quase novelesco, de amores impossíveis e dramáticos, fenômenos sobrenaturais e vampiros, que estão muito em evidência junto ao público adolescente e jovem-adulto. Foquemos no que realmente importa: o quanto essa série funcionou para a CW.

The Vampire Diaries representou um momento crucial para a CW. Se o canal já desconfiava que parte do seu público queria consumir as histórias sobrenaturais com o lançamento de Supernatural (que está no ar até hoje), a consolidação veio mesmo com a série de vampiros adolescentes. Não só isso: detectar claramente que o seu público alvo era o mesmo que está consumindo (ou melhor, devorando) o estilo de literatura que inspira esse tipo de produção.

Com altos e baixos, The Vampire Diaries foi uma das maiores audiências do canal. Tem uma base de fãs fiéis, e é muito bem vendida ao redor do planeta. A maioria das séries hoje não conseguem isso.

Aliás, fazendo justiça à CW: esse é um dos canais que melhor consegue identificar o que a sua audiência quer ver. De novo: não discuto a qualidade das séries, mas sim o quanto elas se comunicam com o perfil do telespectador. E o mais interessante disso é que o canal nesse momento já passou por mais uma transição claramente identificável: a mudança para as séries de heróis, que já emplacaram junto à audiência.

É sempre bom lembrar que, por trás da CW, tem as mentes pensantes da CBS (CW = CBS + Warner Bros).

 

The Vampire Diaries, para a posteridade

Não só por conta do spinoff gerado ou pelo alcance global. The Vampire Diaries foi uma das séries que melhor soube aproveitar o momento das séries de fantasia entre os canais abertos. Ajudou a exponenciar o gênero ao lado de Once Upon A Time (ABC), a própria Supernatural, Grimm (NBC), entre outras.

Sem falar que seus protagonistas hoje são astros mundialmente conhecidos, mesmo atuando em uma série cujo canal é o menos visto entre os canais abertos. O motivo disso? A internet, é claro. Jamais podemos ignorar a audiência global online que a série possui, já que é uma das mais baixadas pelos torrents do planeta.

Em resumo: zoamos The Vampire Diaries até dizer chega. Mas no final das contas, ela tem o seu valor e relevância. Muito mais do que eu mesmo poderia imaginar quando comecei a falar dela aqui no SpinOff.com.br.