O reality show de maior sucesso de todos os tempos. Se existe uma verdade sobre American Idol, a primeira frase desse post resume essa verdade. Podemos dizer o que quiser do programa, mas foi por causa dele que tivemos um boom de programas musicais na TV, e o programa apresentado por Ryan Seacrest é uma das definições de um gênero televisivo (o de TV de realidade) que ao lado de Survivor, entraram para a história como fórmulas que deram certo.

Hoje (01), o Canal Sony começa a exibir a décima segunda temporada do programa, mantendo o mesmo formato, mas com um corpo de jurados radicalmente modificado. Depois das saídas de Jennifer Lopez e Steven Tyler (que até faz uma participação especial nessa temporada, mas não como jurado… aguardem, você vai rir muito #spoiler) do programa, American Idol coloca como jurados os novatos Keith Urban, cantor neo-zelandês de música country, muito popular nos Estados Unidos e na Austrália, Nicki Minaj, uma das revelações do hip-hop norte-americano e uma das mais requisitadas artistas do momento, e Mariah Carey, que dispensa maiores apresentações, mas é basicamente uma das maiores vendedoras de discos de todos os tempos.

Todos acompanham o veterano Randy Jackson, produtor musical que já trabalhou com artistas como Boys II Men, Celine Dion, Madonna, Joss Stone, Elton John, entre outros. Nessa temporada #12, American Idol fará audições em Nova York, Los Angeles, Oklahoma City, San Antônio, Newark, Chicago, Nova Orleans e Charlotte. Com essa divisão demográfica, a produção do programa pretende alcançar o mais diferente grupo de cantores, abrangendo o maior número de estilos musicais diferentes.

Mas nada disso parece ser relevante diante daquilo que chamamos no blog de “a batalha das divas”. Desde o primeiro programa, Nicki Minaj e Mariah Carey, com jeitos excêntricos, personalidades egocêntricas e gênios explosivos, garantem a diversão do público com alfinetadas, palavrões, ameaças de agressão física e cenas constrangedoras para Keith Urban e Randy Jackson, mas cômicas para a audiência que gosta de ver como as celebridades gostam de holofotes.

Ah, e tem a busca pelo novo astro da música norte-americana, que é o principal objetivo de American Idol.

A estreia da temporada #12 de American Idol acontece hoje (01), às 21h. Hoje será exibido um episódio duplo, tal como aconteceu nos Estados Unidos. As reprises serão exibidas aos sábados e domingos, às 6h, 15h30 e 23h. Mais uma reprise está programada para as quartas-feiras, às 15h.