Stephen Colbert

O The Late Show With Stephen Colbert (CBS) venceu na média de audiência na temporada 2016-2017, superando o The Tonight Show Starring Jimmy Fallon (NBC).

É a primeira vez que o The Late Show termina como campeão de audiência na temporada desde 1995, considerando uma temporada completa dos programas (vamos excluir a temporada 2009-2010, quando Conan O’Brien assumiu o The Tonight Show, deixou o programa no meio, e Jay Leno retornou para assumir o seu lugar).

A margem da vitória de Colbert foi bem apertada: apenas 22 mil telespectadores (3.195 milhões, contra 3.173 milhões de Fallon). Porém, ao longo do ano temos números que ilustram melhor o mérito do Late Show, já que o programa ganhou 11% de audiência em um ano, enquanto que o The Tonight Show perdeu 15%.

Além disso, os ganhos dos DVRs aumentam a margem de vitória do programa da CBS, com uma margem de tempo de acúmulo de audiência muito maior que a do talk show da NBC. Já o Jimmy Kimmel Live (ABC) é mai estável, justamente por ser ao vivo, com média de 2.2 milhões de telespectadores.

Stephen Colbert claramente se beneficiou da vitória de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, já que mantém o seu discurso mais político e ácido.

Uma observação: o The Tonight Show se mantém como líder absoluto na demo 18-49 anos, com uma média de 0.81 nessa métrica, uma audiência qualificada aproximadamente 40% maior que a de Colbert, que tem uma média de 0.58.